14/05/2016

14/05/2016

Modo de navegação do Google Maps já está disponível

A navegação é uma das principais funções atribuídas aos smartphones. Os GPS são desde há muito um equipamento reservado para os profissionais da condução, ficando os telefones com a alternativa económica para os condutores de fim de semana.
Há várias opções disponíveis no Android, mas o Google Maps sendo uma aplicação "da casa", acaba por levar alguma vantagem sobre as restantes, onde encontramos opções grátis como o nacional Meo Drive e outras pagas como os pesos pesados Sygic e TomTom.

O facto de estar disponível já há longos anos não impediu a Google de manter o Google Maps em estado beta. Contudo, a aplicação tem vindo a receber novas funcionalidades, embora não tantas quanto por certo os utilizadores desejariam:


A última actualização trás-nos uma novidade que por certo vai ser muito bem recebida pelos utilizadores, pois passa a ser possível navegar sem a introdução de um destino.
A interface é igual ao que a aplicação apresenta em "modo normal", com uma seta a representar a nossa posição. Ao longo do percurso, o Google Maps sugere localizações baseadas no nosso históricos de navegação.

O mais interessante neste modo, é a indicação do tráfego que se regista nas proximidades, o que nos dá a opção de nos desviarmos para uma rota alternativa, com menos transito.
Como é normal nestes casos, a actualização é faseada, devendo chegar aos vossos equipamentos no decurso dos próximos dias.

1 comentário: