14/09/2016

14/09/2016

Serão as actualizações do Android realmente importantes?


As actualizações são um tema que frequentemente abordamos aqui no blog. É inegável que a Google tem um problem entre mãos, o qual tarda em resolver de forma eficaz.
Já assistimos a diversas iniciativas por parte do gigante americano para melhorar esta situação, mas não passaram sempre de medidas de curta abrangência, que embora tivessem resultados positivos, estiveram sempre longe de serem a solução que tanto se procura.

As novas funcionalidades são importantes, mas não o são menos as actualizações de segurança, bem pelo contrário. Se sem as primeiras até vamos passando, sem as segundas a situação já poderá ser bem diferente, pois os amigos do alheio estão sempre à espreita.

Se olharmos para as contas das marcas nas redes sociais, é fácil encontrar um grande volume de queixas relativas às actualizações. Os clientes não perdoam e fazem ecoar o seu desagrado face à inexistência ou demora na chegada de updates.

Neste espaço é recorrente a análise do panorama das actualizações, com todas as partes a ficarem muito aquém do que seria desejável. No meio de tanta insatisfação, fica a dúvida: será que todos os utilizadores pensam desta forma e partilham este desagrado?

A Asus teve uma prestação desoladora na questão da actualização do seu topo de gama de 2015. Chegou mesmo a actualizar outros terminais (1), (2), (3), ficando o Zenfone 2 à espera da sua vez, algo que só aconteceu recentemente. A demora foi tão grande que até deu direito a mentira de 1 de Abril!

Os mais atentos por certo que não deixaram passar a oportunidade de adquirir o Zenfone 2 da Asus numa excelente promoção da Gearbest. A relação preço/qualidade era imbatível.
Um dos meus colaboradores já tinha comprado um e com esta promoção, houve mais dois que embarcaram na aventura de mandar vir um smartphone da China.

Eu próprio decidi comprar um para cada membro da família, mas por razões diversas, dois deles já foram para outras mãos. Quando chegou a actualização, tratei de ir ao site da Asus para fazer download da mesma. Um Asus comprado na Europa recebe a actualização OTA, mas estes que vieram da China têm de ser actualizados manualmente. O processo é muito simples, apenas obriga à intervenção do utilizador.

Pois bem, apesar de ser muito simples (só descarregar o ficheiro, o resto é automático), parece ser suficiente para manter os utilizadores desinteressados. Na verdade, estes não estão minimamente preocupados com o facto de o smartphone não estar actualizado.

Foi esta a conclusão a que cheguei depois de questionar os meus 3 colaboradores sobre o assunto. O universo está longe de ser representativo, mas serve de amostra ilustrar esta questão. Há uma fracção de geeks que está preocupada com a chegada das actualizações, mas o grande público apenas quer um smartphone a funcionar. Chega e basta.

0 comments:

Enviar um comentário