27/07/2017

27/07/2017

Lipizzan - Google trava malware antes de este fazer estragos

Volta e meia, o assunto segurança vem à ordem do dia. Desta vez, ao contrário do que é habitual, as notícias são boas, com a Google a travar uma ameaça, antes de esta conseguir provocar estragos.
O Lipizzan é um malware que trabalha em duas etapas e capaz de vigiar e extrair dados do email, SMS, localização, chamadas de voz, fotos e vídeo. A Google encontrou 20 apps infectadas, que chegaram a pouco mais de 100 equipamentos no total, tendo a Google bloqueado estas apps e os seus developers. O Google Play Protect informou os utilizadores e removeu o Lipizzan dos terminais.


As capacidades do Google Play Protect foram melhoradas para conseguir detectar este tipo de spyware, e o sucesso desta operação vai dar suporte à utilização desta framework para bloquear outras ameaças idênticas.

Como medidas de protecção, a Google sugere:

  • Utilizar o Google Play Protect
  • Utilizar apenas a Google Play Store
  • Não activar a instalação de apps de "fontes desconhecidas"
  • Instalar as últimas actualizações de segurança


São medidas curiosas, nomeadamente a última, que depende da Google e dos fabricantes. Quando são estes a não tratar de lançar as actualizações de segurança, como pode o utilizador instalar as mesmas para se proteger?

0 comments:

Enviar um comentário