11/01/2018

11/01/2018

OnePlus 3T com Oreo Beta apanhado a enviar dados do clipboard para um servidor da Alibaba



Já há bastante tempo que não falávamos de um escândalo para os lados da OnePlus, algo que até nem é normal, pois esta marca é conhecida por conseguir passar do céu ao inferno em poucas horas. A sua estratégia extremamente flexível e descontraída, acaba por vezes por dar origem a situações incómodas, que seriam facilmente evitadas com um pouco mais de atenção. Bem, se fosse assim, não seria a OnePlus que todos conhecemos...

Os problemas de segurança não são novidades para o lado da OnePlus, pois já não é a primeira vez que o firmware apresenta ficheiros/aplicações que não seria suposto lá estarem. Desta vez temos um problema com uma versão de testes do Android 8 Oreo para o OnePlus 3T.

Um utilizador de nome v1nc, apresentou uma situação bastante estranha nos fóruns da OnePlus, referindo que uma nova app de sistema estava a apresentar um comportamento estranho no OnePlus 3T a correr uma beta do Android Oreo. Este facto não seria surpreendente, pois trata-se de uma versão de testes, que serve exactamente para corrigir este tipo de situações. O problema é que a app “com.oneplus.clipboard” tentava aceder à rede para comunicar com um servidor externo, cujo IP aponta para uma máquina da Alibaba.

O site Android Police questionou a OnePlus sobre este assunto, tendo a mesma enviado a seguinte declaração.

"Our OnePlus beta program is designed to test new features with a selection of our community. This particular feature was intended for HydrogenOS, our operating system for the China market. We will be updating our global OxygenOS beta to remove this feature."

Segundo a OnePlus, a informação não é guardada no servidor e este tipo de situação é comum para os utilizadores chineses. A declaração acaba por não esclarecer a questão, ficando ainda a por explicar a razão porque uma app para o HydrogenOS, acabou por fazer parte do OxygenOS.

É uma pena termos este tipo de situações a serem recorrentes, quando a OnePlus consegue colocar no mercado smartphones cada vez melhores. Aguardar-se uma explicação real sobre este assunto, que muito provavelmente até nem é nada de mais.

1 comentário: