26/04/2018

26/04/2018

Huawei alvo de investigação pelo Departamento de Justiça Americano


As últimas notícias referiam a possibilidade de a Huawei ter cancelado a sua aposta nos EUA, preferindo dar atenção a outros mercados como o Europeu, onde os seus produtos estão a ter cada vez maior sucesso. Tendo em conta que o Departamento de Justiça está a levar a cabo uma investigação sobre uma possível violação do embargo ao Irão por parte da Huawei, esta decisão da marca Chinesa parece ser cada vez mais acertada.


Neste momento não há mais dados sobre o assunto, apenas a notícia do The Wall Street Journal, que refere a investigação que está a ser levada a cabo pelo Departamento de Justiça Americano.

Esta situação é semelhante ao que aconteceu recentemente à ZTE, com os EUA a lançarem uma investigação sobre as vendas ao Irão e vem no seguimento dos episódios recentes, com particular destaque para os operadores americanos a fecharem as portas ao Huawei Mate 10 Pro, a poucos dias da sua chegada ao mercado Norte Americano.

Tendo em conta que estamos a falar de uma marca que neste momento ocupa o terceiro lugar em termos de vendas no mercado de smartphones, a possibilidade de a Huawei se ver privada de utilizar os serviços da Google, seria uma forte machada nas suas aspirações para chegar ao número no mercado mobile.

Haverá que aguardar pelo desfecho desta novela, sendo que é bem provável que a Huawei ( e a ZTE ) já esteja a estudar alternativas. Do ponto de vista do utilizador, numa altura que a marca chinesa se aproxima cada vez mais do Android que a Google disponibiliza, ver a mesma impossibilitada de utilizar os serviços da Google, só pode ser visto com elevada preocupação. Esperemos que impere o bom senso, se é que tal ainda é possível neste mundo dos negócios.

0 comments:

Enviar um comentário