24/01/2023

24/01/2023

Check Point divulga lista do malware mais procurado em Dezembro de 2022



A Check Point Research, publicou o seu último Índice Global de Ameaças para Dezembro de 2022. 


Top Mobile Malwares

Este mês, o Anubis manteve o primeiro lugar como o malware móvel mais difundido, seguido pelo Hydra e o Joker.

 

1.             Anubis - Anubis é um malware de Trojan bancário concebido para telemóveis Android. Desde que foi inicialmente detetado, ganhou funções adicionais, incluindo a funcionalidade Remote Access Trojan (RAT), keylogger e capacidades de gravação de áudio, bem como várias funcionalidades de resgate. Foi detetado em centenas de diferentes aplicações disponíveis na Loja Google.

 

2.             Hiddad - O Hiddad é um malware de distribuição de anúncios, que visa dispositivos android. Este malware simula aplicações legítimas e depois é lançado nas lojas de aplicações não oficiais. A sua principal função é a de exibir anúncios, mas também pode obter acesso a detalhes chave de segurança integrados no sistema operativo.

 

3.             AlienBot - AlienBot é um Trojan bancário para Android, comercializado no underground como Malware-as-a-Service (MaaS). Suporta keylogging, sobreposições dinâmicas para roubo de credenciais, bem como colheita de SMS para desvio 2FA. Capacidades adicionais de controlo remoto são fornecidas utilizando um módulo TeamViewer.

 

O Índice de Impacto da Ameaça Global da Check Point e o seu Mapa ThreatCloud é impulsionado pela inteligência ThreatCloud da Check Point. A ThreatCloud fornece inteligência de ameaça em tempo real derivada de centenas de milhões de sensores em todo o mundo, através de redes, endpoints e telemóveis. A inteligência é enriquecida com motores baseados em IA e dados de pesquisa exclusivos da Check Point Research, o braço de inteligência e pesquisa da Check Point Software Technologies. 

 

A lista completa das dez principais famílias de malware em Dezembro pode ser encontrada no blogue Check Point.

 


 

0 comments:

Enviar um comentário