13/04/2014

13/04/2014

Resumo da semana

Esta foi uma semana claramente dominada por três temas: Codebits, Heartbleed, e S5.


Terminou ontem a sétima edição do Codebits, o maior evento tecnológico que tem lugar em Portugal. Não me vou alongar muito neste tema, pois pretendo escrever um artigo dedicado ao mesmo, mas não posso deixar de referir a excelência de algumas das palestras, e a oportunidade dos workshops.
Se não tiveram a felicidade de participar no evento, poderão em breve assistir online à grande maioria (totalidade?) das talks.

Heartbleed, correu, corre e ainda vai correr muitos bytes sobre este assunto. No que ao Android diz respeito, apenas a versão 4.1.1 é afectada por este bug. A Google já começou a distribuir a correcção aos seus parceiros, mas como já sabemos, muito tempo ainda vai levar a ser distribuída (se é que alguma vez chegará aos equipamentos). Bem podia a Google encontrar uma forma de utilizar os seus serviços para distribuir a correcção directamente para os equipamentos.

Chegado o 11 de Abril, e cumprido o que estava previsto, foi iniciada a venda do novo Galaxy, o S5. Se estavam à espera deste momento, podem dirigir-se à loja mais próxima para o adquirirem.

Passemos então à revista da semana.


Mr Flap

Neste Mr Flap não temos mais que fazer passar um pássaro pelos intervalos dos obstáculos.

O voo é mantido através de toques no ecrã, os quais simulam o bater das asas.

Tal como no jogo original, parece fácil, não é? Se o primeiro já era difícil, este então... O meu record está em ... 1 !!!!!

Não me vou alongar muito mais para não estragar a surpresa. Instalem e experimentem.
Se tiverem curiosidade, vejam o video em baixo, o qual mostra a mecânica do jogo. No entanto, o melhor mesmo é jogarem sem verem o vídeo. Depois percebem o porquê desta afirmação.

Uma coisa é certa, no final de jogarem, os níveis de stress vão estar no máximo. O jogo é desesperante! :D


FireChat 

Lembram-se do FireChat, a app que não precisa de internet para criar um serviço de mensagens locais, usando bluetooth e WiFi Direct, e que cria uma rede "mesh" que permite que cada novo utilizador sirva de repetidor para levar as mensagens mais além? Depois de fazer sucesso no iOS chega agora a altura de também os utilizadores Android poderem desfrutar desta app de mensagens anónimas sem necessidade de internet.
O FireChat já está no Google Play e promete todas as vantagens que conhecemos da versão iOS. No entanto aquilo que todos queríamos saber é se as apps permitem enviar mensagens entre Androids e iPhones. E a verdade é que sim... mas depende. A app permite que equipamentos iOS e Android falem entre si, mas apenas quando ambos estão ligados a um hotspot WiFi. No modo de comunicação directo, que depende da tal rede "mesh" criada entre dispositivos, a coisa está mais complicada, embora os criadores da App digam que ainda têm esperança de que tal venha a ser possível... mas demorará mais algum tempo.

Mostra-nos que todos teriam a ganhar se em vez de sistemas proprietários os diversos fabricantes colaborassem para criar e utilizar sistemas standard que permitissem uma maior interoperabilidade entre todos. Já imaginaram se em vez do WiFi que temos hoje, tivéssemos mil e um sistemas wireless diferentes, onde cada "WiFi" só funcionaria com os equipamentos da própria marca?

Esperemos que a curto prazo também as redes mesh possam contar com um standard idêntico (por mim, era adicionar um chip ZigBee a todos os smartphones, como a certa altura se falou que a Samsung iria fazer, e já ficava o assunto arrumado.)


AutoCast 

O AutoCast é mais um plugin do português João Dias para o Tasker, que permite customizar completamente a televisão caso tenham um Chromecast.

Apesar do Chromecast ainda não estar disponível oficialmente em Portugal, é possível encomendá-lo, por exemplo, a partir da Amazon do Reino Unido, por £30 (+ portes).

O AutoCast permite personalizar completamente todos os aspectos do Chromecast e reproduzir automaticamente para lá todos os nossos conteúdos (caso o Chromecast suporte o formato).
Pode-se, por exemplo, criar uma assistente pessoal na nossa televisão que nos acorda de manhã. Ou fazer tocar na televisão vídeos ou imagens de sites conhecidos como o YouTube, Flickr, Vimeo, GameTrailers e mais.

Tudo isto aliado ao poder do Tasker permite fazer qualquer uma destas coisas automaticamente e em qualquer situação!
Artigo completo aqui: LINK


Mobfish Hunter 

O jogo de hoje é o Mobfish Hunter e desenrola-se no ano de 2020 num "mundo imaginário", onde os peixes evoluíram para uma espécie perigosa conhecida como "Mobfish" - metade piranha, metade bulldog.

A personagem principal deste jogo é um caçador de Mobfishes, uma actividade com muito trabalho, que terá que subir no competitivo ranking desta profissão, eliminando o máximo de Mobfishes com as armas ao seu dispor.
É claro que com o decorrer do jogo, será possível adquirir novas armas o que irá permitir uma melhor performance do nosso herói.

No Mobfish Hunter não faltam as habituais compras "in-app" e é possível competir com os vossos amigos, através do Facebook e também dos Google Play Services.




LokLok 

Nota introdutória. A aplicação ainda está em beta, e funciona por "convites". Têm de solicitar autorização para a utilizar. No meu caso, demorou apenas uns minutos.

 O LokLok permite utilizar o ecrã de bloqueio do Android para escrever ou desenhar. Podem ainda tirar uma foto e escrever sobre a mesma.

Contrariamente ao que inicialmente pensava, aquilo que fica no ecrã não se destina a equipamento que temos na nossa presença, (embora fique lá a mensagem), mas sim ao(s) equipamento(s) que pertençam ao grupo por nós definido.

Quando acabarem a vossa "obra de arte", a aplicação faz upload da mesma para a nuvem e encarrega-se de a fazer chegar aos equipamentos destinatários.

Se tiverem um ecrã de bloqueio activo, este assim continuará. Apenas tem como alteração o facto de ficar a funcionar por baixo desta aplicação.

Para sair da app, basta deslizar o dedo no ecrã no sentido vertical (baixo-cima).

Como não podia deixar de ser, testámos a app e esta comprovou tudo o que dela se espera.
Sendo uma versão beta, vamos ver como evolui.


 The Whip Sound 

O The Whip Sound é uma app idêntica à utilizada pelo Sheldon da série The Big Bang Theory, em que podem escolher um de quatro sons diferentes para o vosso "chicote virtual".


Depois, basta abanar o smartphone para começar a dar chicotadas.



E é chegada a vez das notícias:


Notícias do mundo Android:

Google prepara remodelação do Gmail mobile

Google agrada a todos mostrando mapas "politicamente correctos"
Apresentação do Samsung Galaxy S5 em Lisboa 
Nvidia Shield já deixa fazer streaming de jogos via Internet
Snapdragon 810 permite antever os topos de gama de 2015
Google mostra que Glass também serve para o trabalho
Gear Fit sofre dos problemas de juventude do software?
Wiko RAINBOW chega em 7 cores
Facebook prepara-se para retirar Messenger integrado nas suas apps
Moda dos menus laterais nem sempre funciona bem
Google vai colocar Glass à venda para todos... por um só dia
Google passa a fazer monitorização contínua de apps no Android
Galaxy S5 chega hoje às lojas

0 comments:

Enviar um comentário