07/12/2014

07/12/2014

Resumo da semana

Hoje, em modo late night.

Esta semana tivemos muitas e variadas notícias, pelo que havia muito por escolher. A decisão acabou por recair num tema que considero merecedor da atenção dos leitores, principalmente por ser inesperado.

Falo-vos do facto de a Samsung ter iniciado a distribuição da actualização para Android 5.0 Lollipop para o Galaxy S5.
Esta acção tem dois aspectos que merecem ser analisados: o timing e a localização. Começo por esta última, que teve lugar na Polónia.
Não há duvida que existe uma marcação cerrada entre a LG e a Samsung. Depois de a primeira ter brindado os polacos com o Lollipop par ao G3, foi agora a vez da Samsung fazer o mesmo com o S5.

Se a particularidade da localização tem a sua piada (se for por começar por P, podem sempre optar por Portugal!), o timing penso que é muito mais interessante.
Já se sabia que os trabalhos estavam a decorrer, como seria de esperar. O que não se sabia é que a Samsung seria capaz de bater a Sony ou até mesmo os 90 dias da HTC.
O facto é que o conseguiu fazer, deixando a concorrência a olhar para o lado e a assobiar como se nada fosse. Se atendermos ao facto de que estamos a falar da interface mais pesada, o tão discutido TouchWiz, o facto de a Samsung se ter antecipado no lançamento do novo Android é realmente digno de registo.
Há ainda que recordar as sucessivas notícias que têm vindo a público sobre uma suposta remodelação dos quadros da divisão mobile. Uma coisa é certa, as vendas no S5 podem ter ficado aquém do esperado, mas é inegável que houve alguém a fazer o seu trabalho de casa, e pelos visto, com avaliação positiva.

Resta agora aguardar pelos próximos capítulos desta saga das actualizações. Quem é que vai massificar a distribuição em primeiro lugar? Samsung, LG, Motorola? Ou será que vamos ter uma surpresa da Sony/HTC?


Enquanto não há Lollipop, fiquem com o resumo da semana.

GYRO

Neste jogo basta rodar um círculo para que a área com a cor correcta "apanhe" as bolas que vão sendo atraídas para o centro desse círculo.

Mas se o conceito é simples, a jogabilidade vai-se tornando cada vez mais complicada conforme se avança no jogo e começam a aparecer "vírus" que aumentam o número de balas, invertem a movimentação do círculo, ou bloqueiam o círculo durante 10 segundos.

Existem 4 modos de jogo, mas apenas o "arcade" está desbloqueado. Para desbloquear os restantes 3 modos de jogo têm duas opções à escolha: executar algumas acções (como ver publicidade, classificar o jogo e convidar amigos) ou então pagar €1,49

Aqui está mais um bom exemplo de que é possível fazer jogos interessantes com gráficos simples e que, neste caso, ocupa apenas 4,5MB de espaço.


Animalatris

Há quem tente reinventar a roda. Hoje temos mais uma tentativa, desta vez com um jogo.

Animalatris, de seu nome, é um clone do Tetris. No lugar das velhinhas peças de jogo temos novos blocos, com caras de animais.
Além desta característica, temos ainda uma outra novidade, as faces das peças não são todas direitas (ângulo recto).

Este facto cria uma nova dimensão, que dificulta a criação de linhas, pois cada bloco passa a valer por dois (duas metades).
Se o preenchimento não é particularmente complicado, o mesmo já não se pode dizer da anulação de espaços em branco.

O vídeo mostra como é que as peças encaixam. Este é um dos pontos que traz alterações ao jogo "normal".

O melhor mesmo é experimentarem. Os fãs do género vão encontrar nestas duas novidades um ponto de interesse.



Endless Doves

O Endless Doves é um jogo que se destaca pelos seus gráficos 8bit monocromáticos que nos fazem lembrar o primeiro GameBoy, mas onde também não faltam os efeitos sonoros a condizer.

Quanto ao jogo em si, é necessário controlar um personagem sonâmbulo que tem que apanhar pombas enquanto voa. A dificuldade do jogo poderá fazer lembrar o Flappy Bird, e certamente levará a que muita gente desista rapidamente :-)

Durante o jogo é possível acumular pontos que podem ser utilizados para desbloquear novas aves, como pelicanos ou galinhas.


Truecaller

Se estão desapontados por, numa era de tanta tecnologia, ainda terem que lidar com chamadas de números desconhecidos, há uma app que depressa se poderá tornar na vossa melhor amiga, prometendo identificar todo o tipo de chamadas e ajudar a evitar aquelas que consideram indesejáveis. E com 100 milhões de utilizadores, esta Truecaller já tem volume suficiente para lhe dar grande credibilidade.

Os telemóveis e smartphones podem ser um dos melhores amigos do Homem, mas são também uma potencial fonte de incómodos a toda a hora do dia. Quando surge um número desconhecido a telefonar-nos no ecrã, como poderemos saber se será alguém a tentar impingir-nos algum produto, ou se poderá ser algum amigo a telefonar-nos numa situação de emergência usando um telefone emprestado?

Este Truecaller é uma app que cria uma lista telefónica mundial via crowdsourcing, e onde todos são convidados a contribuírem com a sua própria lista de contactos (se assim o entenderem, obviamente.) A ideia é simples: se eu tiver na minha lista de contactos o número de telefone do "Restaurante da Esquina", se alguma vez receberem um telefonema desse número poderão ver o nome da empresa em vez de um número que nada vos diz (e recorrendo também a outras fontes de informação, como o Yelp, para identificar números de empresas.).

A parte interessante é que também podemos reportar quando se tratam de números de televendas ou outras chamadas indesejadas, e bloqueá-los de forma permanente.

Na versão mais recente para Android, a app até sugere automaticamente quem poderemos desejar contactar, com base no nosso histórico de comunicações, hora e local. Pelo que, se costumam ligar aos vossos pais ao final do dia, ou a determinado amigo ao fim-de-semana, esses contactos surgirão logo destacados na zona de sugestões.

Se estão interessados, para além do Android, o Trucaller também está disponível para praticamente todos as restantes plataformas: iOS, Windows Phone, Web, BlackBerry, Symbian e Nokias series 40.


RGB Express

O RGB Express é um jogo que vai colocar à prova as vossas capacidades logísticas para gerir as entregas de uma empresa especializada em transportes de encomendas coloridas ;-)

O objectivo deste jogo é entregar os pacotes (encomendas) no destino correcto, ou seja, o camião verde deve entregar o pacote verde na casa verde, enquanto o pacote azul deverá ser entregue na casa azul pelo camião azul, etc.

Mas não comecem já a pensar que o RGB Express é um jogo simples, porque os camiões não podem passar por estradas que já tenham sido percorridas e à medida que avançamos através dos 200 níveis gratuitos vão aparecendo mais dificuldades. Entre as dificuldades encontramos pontes elevatórias que são accionadas por sensores na estrada, desvios de rotas, e algumas outros obstáculos.

A acção do RGB Express é acompanhada por efeitos sonoros divertidos e caso gostem do jogo (será difícil não gostar), podem optar por comprar um upgrade que custa €2,69 e, para além de remover a publicidade, adiciona mais 80 níveis ao jogo. Caso necessitem de ajuda para terminar algum nível, estão disponíveis 3 ajudas gratuitas e quando estas ajudas se acabarem podem comprar mais ajudas.



Toilet Paper Assault

O Toilet Paper Assault é um "jogo" em que é necessário destruir os rolos de papel higiénico que passam a voar.



Caso os rolos sejam de outras cores para além do tradicional branco,  poderão sofrer "consequências terríveis".

0 comments:

Enviar um comentário