16/11/2014

16/11/2014

Resumo da semana


O destaque desta semana vai, como não poderia deixar de ser, para o início da distribuição do Android 5.0 Lollipop.

Numa acção algo surpreendente, a Motorola abriu as hostilidades com o Moto X, deixando alguns utilizadores com Nexus 5 a dizer mal da vida. Segui-se o novo Moto G, e um pouco mais tarde, os Nexus, acalmando as hostes.
O Nexus 4 teve que esperar mais uns dias, mas também já chegou a sua vez.

A LG anunciou para os próximos dias o início da disponibilização da actualização, mas apenas para a Polónia, passando depois para outros mercados.

É aqui que permanece a dúvida, pois tal como na LG, também a Motorola parece ter limitado a actualização aos EUA, não tenho ainda passado o Atlântico. Vamos lá ver quando é que cá chega!


Enquanto não chega a actualização OTA, têm duas hipóteses. Aguardam, ou instalam a imagem disponibilizada pela Google.


Passemos então aos jogos e apps da semana.








Spin Warrior

E que tal aniquilar tropas inimigas com uma bola de bowling?

No Spin Warrior a nossa missão é precisamente parar o avanço das tropas inimigas aniquilando-as com uma bola de bowling, não permitindo que alcancem o nosso território.

É claro que o Spin Warrior, para além de um "jogo de bowling estranho", também pode ser considerado como uma versão alternativa de jogos do género do Arkanoid, sendo que aqui a tradicional nave espacial (ou "base") para controlar a bola é substituída pelo nosso glorioso e valente guerreiro. Mas atenção, porque se deixarem escapar a bola de bowling a nossa missão termina de forma inglória.

Este jogo, tal como acontece cada vez mais, vez carregadinho de publicidade, vídeos e notificações, que parecem uma autêntica praga e poderão fazer com que muitos até gostem do jogo mas optem por o desinstalar por ficarem fartos de tal invasão.



Velox Reloaded

Continuando a senda da apresentação de jogos e apps já com alguns meses, hoje temos um jogo que saiu em... 2012!

Neste Velox Reloaded conduzimos uma nave espacial num ambiente a três dimensões.

O sistema de controlo é simples, basta virar, e travar, quando necessário. No "papel", parece simples, na pista, a conversa é outra.

As corridas têm lugar numa pista a 3 dimensões e qualquer saída de pista é a morte do artista. Há zonas onde temos barreiras que evitam o despiste, mas outras há que estão completamente desprotegidas. Se considerarmos que muitas destas últimas são depois de um loop, ou após barreiras no meio da pista, estão reunidos os requisitos para um despiste em grande. Literalmente.

O jogo tem ainda o aliciante de ter sido optimizado para correr nos equipamentos com meor capacidade de processamento, tendo como mínimo recomendável um cpu com 600MHz, algo que hoje em dia já não será um problema.

Se gostarem do jogo, podem adquirir a versão premium que tem mais pistas, 18 no total, e custa 1,99€.



Two Dots chegou finalmente ao Android

Depois do grande sucesso que foi o lançamento do Two Dots (o sucessor do Dots) para o iOS e após uma longa espera, eis que este "jogo de ligar pontos" chegou finalmente ao Andriod.

O Two Dots continua a saga da ligação de pontos da mesma cor, mas agora, em vez dos modos "timed" e "moves", temos muitos níveis de dificuldade crescente e com os mais diversos objectivos para cumprir.

No início de cada nível é apresentado o objectivo e a quantidade de movimentos disponíveis para o alcançar. Caso não se consiga atingir o objectivo, perdemos uma das 5 vidas disponíveis (que são "recarregadas" automaticamente passado algum tempo).
Mas tenham atenção, porque quando não cumprem um objectivo e perdem uma vida é apresentada a opção de obterem mais 5 movimentos para continuar a jogar e tentar acabar o nível, a troco de €0,79!

Ao longo do jogo a dificuldade vai aumentando e vão começar a aparecer novos tipos de pontos, como âncoras, gelo ou fogo; cada um deles tem uma forma diferente de ser eliminado. Conforme vamos cumprindo objectivos extra, ganhamos recompensas que podem ser utilizadas para facilitar a nossa tarefa em alguns níveis.

Se gostaram do Dots, não deixem de experimentar o Two Dots.




Depois da captura de ecrã se ter tornado algo comum em todos os equipamentos mobile, muitos dão por si a pensar que fazer capturas de vídeo do ecrã é que era. Isso já é possível no iOS e Android mas obriga à ajuda de um computador, ou de ter acesso root nos equipamentos. Agora, com o SCR Screen Recorder, isso passa a ser mais simples no Android 5.0 Lollipop.

Graças às novas API do Android 5.0, as apps passam a poder aceder ao conteúdo do ecrã sem necessitarem de truques (neste caso, o acesso root), facilitando o processo da captura de ecrã em vídeo directamente no próprio equipamento. E é precisamente isso que podem fazer com a mais recente versão do SCR Screen Recorder.

O SCR Screen Recoder está disponível numa versão gratuita, com limite de gravação de 3 minutos e com watermark no vídeo; e uma versão Pro, por €0,98, sem qualquer limitação.

O preço reduzido (anteriormente a app era bem mais cara) dever-se-á certamente ao facto de que, sendo agora possível fazer isto de forma oficial, não deverá demorar muito para que surjam dezenas (centenas?) de apps a fazer o mesmo, muitas delas gratuitas (e com publicidade), e assim aproveitar esta última oportunidade para ganhar alguns euros extra. De qualquer forma, para quem precisar desta funcionalidade já (e não esquecer que só funciona em Android 5.0, que de momento ainda está disponível num número muito reduzido de equipamentos), é um valor que nem dá que pensar.

... Interrogo-me também sobre quanto tempo demorará até que comece a surgir malware que tente dar uso a esta nova funcionalidade para tentar apanhar dados sobre os utilizadores.




Este Digi-Invader é um remake do "Digital Invade" que existia em algumas calculadoras Casio nos anos 80 - eu nem sabia que alguma vez as calculadoras Casio tinham tido jogos!


De qualquer forma, se quiserem viver uma experiência radical dos anos 80, nada como experimentar o Digi-Invader.


Terminada a revista aos jogos e apps que marcaram a semana, é tempo de passar às notícias.



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