14/06/2015

14/06/2015

Resumo da semana

Esta foi uma semana com muitas notícias interessantes. A Google decidiu ajudar-nos a escolher o smartphone ideal, o Android M faz maravilhas à autonomia do Nexus 5 (em standby), o Galaxy S6 anda com calores e já se descola, e o LG G4 já instala actualizações sem consultar o utilizador.

O destaque, e desta vez pela negativa, vai para a Sony e o seu M4 Aqua de 8GB, que apresenta a módica quantia de 1,26GB livres para armazenamento.

Logo à partida, é questionável a necessidade de ocupar 2GB com apps pré-instaladas. Para piorar a situação, em todas podem ser desinstaladas.

É certo que temos um slot para cartão SD, mas nunca é a mesma coisa. Se se consideram as apps realmente importantes, que se aumente o armazenamento para os 32GB.

Passemos à revista da semana.



Vamos encontrar as diferenças com o Spot The Differences 2

O Spot The Differences 2 utiliza desenhos bastante coloridos, com cenários diversificados, que vão desde uma festa de aniversário a um parque infantil, passando pelo jardim zoológico. Alguns dos elementos gráficos vão-se repetindo em vários níveis, o que umas vezes ajuda a descobrir algumas diferenças, mas outras nem por isso.

Em cada nível é necessário descobrir 8 diferenças e existem 5 modos de jogo diferentes, desde jogar contra o relógio até à possibilidade de competir com outro jogador para ver quem descobre mais diferenças.

Se gostam de descobrir diferenças, não devem perder este Spot the Differences 2.



Um cheirinho de Android M para (quase) todos

O Android M já chegou a alguns dos Nexus, mas ainda em versão preview. Já corre de forma bastante satisfatória, e apresenta algumas novidades interessantes.

O launcher foi um dos elementos que foi revisto, apresentado algumas novidades. Quem tenha o Google Now Laucher instalado e esteja a correr Android 4.4 ou mais recente, pode desde já tirar partido das novidades que o Android M apresenta neste campo.

Basta instalarem o apk que disponibilizamos no final do artigo, e estarão prontos a usufruir do novo launcher. A instalação requer que esteja activada a instalação de apps de fontes desconhecidas (Definições->Segurança).
Tenham em atenção que para voltarem ao Google launcher "normal" terão que efectuar alguma ginástica. Sugiro que antes de o fazerem, instalem um laucher alternativo para o caso da coisa correr menos bem.
Em primeiro lugar têm de desinstalar a aplicação de busca do google e o Google Now Launcher. Depois de desinstalada, há que voltar à mesma no Google Play e efectuar a sua actualização. por último, voltar a instalar o Google Now launcher.Terminar o procedimento com um reiniciar do Android.

Não esquecer que se trata de uma versão preview, ainda em desenvolvimento.

Os ícones passam a estar organizados na vertical, por ordem alfabética. Na parte superior do ecrã, uma barra para pesquisa das aplicações, e por baixo desta, os ícones das mais utilizadas.

Outra das novidades é que passa a ser possível desinstalar as aplicações a partir dos ícones presentes no "ambiente de trabalho".

As pastas passam a suportar mais ícones, agora com várias páginas, quando na versão actual estavam limitadas a apenas uma.

Os widgets também têm uma nova apresentação, também ela na vertical, sendo que no caso de mais do que um widget, temos um slide na horizontal.



Todoist ganha integração com Evernote, Google Calendar e GitHub

Quem não dispensa uma app de gestão de tarefas já terá passado certamente pelo popular Todoist, considerado por muitos como sendo a melhor app dessa categoria. Agora, o Todoist ganha integração com novos serviços, incluindo alguns que há muito eram pedidos.

A maior (e melhor) novidade será certamente a integração com o Google Calendar, que evita que as tarefas com horário marcado tenham que ser recriadas manualmente no nosso calendário. Agora, as mesmas passarão a surgir automaticamente no nosso calendário (sob um novo calendário do Todoist, para mais fácil gestão), e se modificarem os eventos no calendário, modificarão também automaticamente os eventos no Todoist. Para além disso, também os utilizadores que não dispensam a utilização do Evernote passam agora contar com a sincronização automática e imediata das suas "notas", sendo que ao marcarem uma tarefa como feita no Todoist actualizará também o "lembrete" no Evernote.

De forma idêntica, também as tarefas no GitHub passam a contar com sincronização automática. Ideal para irem marcando todas as coisas que têm para fazer, e que assim dispensam a necessidade de seguimento em duplicado.

Para facilitar este tipo de integrações (e outras) o Todoist recorre a uma nova API de sincronização, e promove também o seu primeiro Global Developer Challenge, onde os developers são convidados a utilizar o Todoist de forma útil e inovadora... e com 10 mil dólares de prémio disponíveis para os projectos que se destacarem. Se já andavam a explorar a integração com o Todoist... nada como juntarem o útil ao agradável e tentarem a vossa sorte.



Lara Croft: Relic Run

O jogo de hoje trás boas memórias aos mais cotas, que muitas horas gastaram de volta desta senhora, salvo seja.

O Relic Run pega na Lara Croft, e aproveita para a fazer correr ao belo estilo Temple Run ou Subway Surfers.

O sistema de controlo é em tudo semelhante, se bem que no meu entender, é mais difícil de obter bons resultados do que noutros jogos semelhantes.

A acção desenrola-se com maior velocidade, e o meio ambiente tende a ocultar os obstáculos, pelo que é necessário ainda maior atenção para se ter sucesso.

Os gráficos, como podem constatar pelas imagens, têm grande qualidade, muito ao nível daquilo que estamos habituados nos jogos da série original.

As imagens do Google Play, e os itens passíveis de serem adquiridos (€0.99 - €49.99), levam-me a pensar que há mais acção para além do saltar, baixar e virar, mas confesso que não consegui chegar (ainda) a cenários que façam uso de outros movimentos.

As moedas que vamos apanhando pelo caminho são fundamentais para as aquisições de novos itens. A possibilidade de obter vidas é particularmente interessante devido à elevada dificuldade do jogo.



Em vésperas de mais uma edição das míticas 24 Horas de Le Mans, nada melhor que um jogo como o Motorsport Manager, em que vão poder gerir uma equipa de competição automóvel.

Para conseguir os melhores resultados será necessário gerir da melhor forma os seus recursos, onde se incluem as instalações, fábrica, equipa de desenvolvimento, pilotos e muitos outros factores, como por exemplo os patrocinadores e uma academia para jovens pilotos.

É claro que também terão que definir a melhor estratégia para cada corrida, incluindo a escolha de pneus, configurações da aerodinâmica dos carros, o tipo de condução a adoptar por cada um dos dois pilotos da vossa equipa, não faltando a gestão das paragens nas boxes. Todos estes elementos devem ser geridos tendo em consideração alguns elementos factores externos, como as condições atmosféricas e tipo de pista.

Se conseguirem uma boa qualificação nos escalões mais baixos da competição automóvel a vossa equipa evoluirá para escalões mais competitivos e onde os patrocinadores vão pagar mais pela exposição mediática.



A app inútil desta semana é o Just Cats e é dedicada a todos os que gostam de gatos.

O Just Cats não faz mais do que apresentar imagens de gatos que são publicadas no Flickr; sempre que quiserem ver mais imagens basta tocar num botão e aí estão elas.

Mas, era mesmo necessário existir uma app para fazer isto? Não bastava aceder ao Flickr e fazer uma pesquisa por imagens de gatos?



Passemos às notícias que marcaram a semana.


Notícias do mundo Android:

França quer obrigar Google a remover resultados a nível mundial (e o Canadá também)
Google ajuda-te a encontrar o smartphone Android ideal para ti
Google já adivinha aquilo a que nos referimos e que temos por perto
As origens do Material Design do Google
Android M e modo Doze quase triplicam a autonomia do Nexus 5
Rocket VPN - navegação segura e sem censura para o teu Android
Xperia M4 Aqua de 8GB tem apenas 1.26GB disponíveis
Galaxy S6 sofre de problema de "descolagem"?
LG G4 está a ter actualizações automáticas obrigatórias

0 comments:

Enviar um comentário