13/10/2015

13/10/2015

O que vale a promessa de uma marca?


Um dos temas mais recorrentes no Apps do Android, é nem mais nem menos que as actualizações do Android.
Ainda no domingo nos referimos à Sony com um dos bons exemplos a seguir. Infelizmente, temos outros casos em que acontece exactamente o contrário.

A Motorola, fruto da recente ligação à Google, conseguiu granjear uma boa boa imagem junto do público, passando a ideia de que as actualizações eram um problema do passado.
Não foi esse o caso. Embora tenha actualizado os seus equipamentos para o Android Lollipop, não o fez dentro dos timmings previstos. Não sendo bom, estava longe de ser próximo do panorama global de outras marcas. Um mal menor, pode dizer-se.

Com a chegada do Marsgmallow, inicia-se nova saga, com anúncios, promessas e desilusões. A Motorola foi a primeira a anunciar a lista de equipamentos a receber a tão esperada actualização. Saúda-se a decisão de deixar cair aplicações por si desenvolvidas, optando por apresentar as soluções da Google.

O que não se pode de forma alguma saudar, é o facto de um equipamento como o Moto E de segunda geração ficar esquecido. É certo que estamos a falar da entrada de gama, mas por outro lado, é um equipamento com menos de um ano mercado!

Esta situação até poderia ficar por aqui, não fosse a Motorola utilizar a questão das actualizações como elemento diferenciador face aos seus concorrentes.



Sim, é referido que o equipamento terá pelo menos uma actualização, e é um facto que passou do 5.0 para o 5.1, mas estamos a falar de uma actualização menor, para limar detalhes, e não de uma nova versão do software.
Se serve como publicidade, tem de ser algo com peso, e por isso mesmo é perfeitamente expectável que o utilizador considere que deveria receber a actualização para o Android Marshmallow.

A Huawei, que aposta forte nas vendas nos EUA, foi vitima de uma situação semelhante com o Mate 2 (que nem chegou a ser comercializado por cá). Em boa hora decidiu rever a sua posição, e o equipamento veio a receber uma actualização directa para o Android Lollipop.

Será que a Motorola vai seguir este exemplo, ou pelo contrário vai assobiar para o lado como se não fosse nada consigo?

1 comentário:

  1. E o Huawei P 8 lite? Tem uns meses e não vai ter atualizado. Huawei nunca mais compro! É uma vergonha e falta de respeito.

    ResponderEliminar