02/06/2016

02/06/2016

Microsoft celebra acordo histórico com a Xiaomi


Nesta altura não será surpresa para a maioria dos leitores o facto de a Microsoft ter apostado em outras áreas de negócio, passando o Windows a funcionar como um serviço para acesso a outros dos seus produtos.
As parcerias com a Samsung e Acer para divulgação do Office e Onedrive, ou com a Cyanogen num modelo mais abrangente, são alguns dos exemplos que demonstram o novo rumo da Microsoft, cada vez menos preocupada em apostar directamente no Windows Mobile. Olhando para este panorama, até é bem provável termos equipamentos móveis com Windows 10, mas produzidos e comercializados pelos OEM.
Não são também segredo para ninguém as aspirações da Xiaomi em chegar à Europa e sobretudo aos EUA. A sua ligação à Microsoft também não deverá ser novidade, tendo a Xiaomi começado por um smartphone, apresentando mais tarde um tablet em duas versões, Android e Windows 10.

A notícia da Reuters que refere um acordo para venda de 1500 patentes da Microsoft à Xiaomi, vai muito para lá da disponibilização das aplicações e serviços da primeira nos terminais da segunda.

Não foi divulgado o teor destas patentes, mas tendo em conta o reduzido interessa da actual Microsoft nos smartphones, é bem provável que as patentes oriundas da Nokia estejam no negócio. Esta seria uma forma expedita de a Xiaomi conseguir suporte legal para entrar nos mercados Ocidentais sem estar preocupada com os problemas de patentes que parecem surgir de todos os lados.

Desta forma, ficariam as duas empresas a ganhar, a Xiaomi com o aspecto legal e novos mercados ao seu dispor e a Microsoft com uma porta aberta na China, para divulgação dos seus serviços. Assunto a acompanhar de perto.

0 comments:

Enviar um comentário