07/12/2016

07/12/2016

Huawei borra a pintura com o Android Nougat


O Android 7 Nougat começou a chegar aos Nexus no final de Agosto, mas como é habitual no processo de actualização deste sistema operativo, as marcas demoram sempre alguns meses até disponibilizarem a nova versão para os seus equipamentos.


A Huawei é nesta altura uma marca com elevado reconhecimento no mercado móvel, ocupando um honroso terceiro lugar. São-lhe reconhecidos muitos méritos, mas também algumas falhas, nomeadamente na área do software.

Com o Mate 9, a Huawei iniciou uma nova fase, apresentando uma interface EMUI muito mais evoluída análise a apresentar brevemente), resolvendo assim uma importante parte deste problema. Falta contudo ainda conseguir um plano de actualizações de acordo com o estatuto que marca detém.

As notícias de versões beta para o Huawei P9 e Mate 8, e a certeza da actualização do Nova, deixavam antever um cenário bastante mais favorável para a marca chinesa. Sabe-se agora que além destes três smartphones, os Nova Plus, P9 Plus e P9 Lite também vão receber a actualização para Android Nougat.

Trata-se portanto de um desempenho significativamente positivo por parte da Huawei, mas que no entanto é insuficiente, pois os números (datas) não dão lugar a dúvidas. O P8 foi apresentado a meio de Abril de 2015 e o Mate S no início de Setembro do mesmo ano. O Android Nougat foi apresentado no final de Agosto deste ano, pelo que nessa altura o P8 tinha um ano e quatro meses de mercado, e o Mate S estava quase a completar um ano.

À data, o P8 ainda não completou 24 meses, e até o fazer, ainda faltam 5 meses. Não fica nada bem a Huawei na fotografia ao deixar cair este smartphone. O mesmo se passa com o Mate S, terminal mais recente e que também vai ficar pelo caminho.

Numa altura em que as questões de software estavam no bom caminho, este é um revés que a marca chinesa deveria ter evitado. Por certo que não lhe faltam recursos técnicos para actualizar estes dois smartphones. Espera-se que a marca reconsidere, tal como o fez anteriormente para o Mate 2.

0 comments:

Enviar um comentário