23/08/2018

23/08/2018

Nokia lança actualização de segurança com presente envenenado


Já por diversas vezes tivemos oportunidade de enaltecer a política de actualizações da HMD, com os smartphones Nokia a receberem a actualização para a Android 8 Oreo. A garantia que todos os modelos no mercado serão actualizados para o novo Android 9 Pie, é naturalmente um sinal de compromisso com os seus clientes.


As actualizações de segurança, são outro dos aspectos em que a HMD se tem empenhado, mostrando mais uma vez a sua preocupação com a melhoria da segurança dos seus smartphones. A disponibilização de um update com o mais recente patch de segurança, é por isso motivo para felicitar a HMD pelo seu trabalho.

Ups, lá se foi a possibilidade de desbloquear o bootloader

Neste update, há contudo um aspecto que não vai cair nada bem na comunidade Android, havendo utilizadores que vão ficar deveras desapontados com a marca. Além do patch de segurança, os smartphones Nokia também estão a receber uma correcção de um bug, algo que naturalmente se saúda.

O problema está no facto de a falha de segurança agora corrigida, ser a utilizado pelos mais entusiastas para desbloquearem o bootloader do seu smartphone Nokia, algo que é obrigatório para que possam instalar uma recovery alternativa, ter acesso root ou até mesmo instalar uma custom ROM.


O XDA Senior Member hikari_calyx , responsável pelos descoberta desta falha de segurança, sugere a todos os interessados em desbloquear o bootloader, que desliguem as actualizações automáticas. Dessa forma podem efectuar o procedimento de desbloqueio e depois instalarem as actualizações (resta saber até quando, pois a HMD poderá lançar uma actualização que volte a bloquear o bootloader!).

HMD tem conhecimento da situação, mas passado um ano, ainda não resolveu a questão

A correcção da falha de segurança é realmente importante e há muito devida, mas tendo os responsáveis da HMD conhecimento desta situação há um ano pelo menos, era de esperar que já tivessem sido tomadas medidas para garantir o desbloqueio do bootloader, a quem o solicitasse.

Tendo em conta a abertura que a HMD tem revelado e a forma como tem escutado a comunidade Android, espera-se naturalmente que a marca apresente uma solução para esta questão, se possível, sem demorar mais um ano a fazê-lo.

0 comments:

Enviar um comentário