27/01/2023

27/01/2023

Português em destaque nos Huawei Next-Image Awards 2022



 O português Adão Filipe Fernandes Salgado, com a obra “FORCE”, foi um dos três grandes vencedores. 

A Huawei anunciou os vendedores da 6.ª edição do Huawei Next-Image Awards 2022, um dos maiores concursos de fotografia de smartphones do Mundo. Entre os vencedores do Grande Prémio destaca-se o português Adão Filipe Fernandes Salgado com a fotografia "FORÇA”.  Enrica Brescia, de Itália, e Wang Zihao, da Alemanha, são os outros dois grandes vencedores. Cada um dos três fotógrafos recebe um prémio no valor de 10 mil dólares (9.265,50 euros).

 

O concurso teve como objetivo mostrar o papel da fotografia móvel na vida quotidiana, motivando os participantes a submeterem fotografias de alta qualidade que captassem na perfeição a beleza do dia-a-dia ou de um momento em concreto – tudo isto através da lente de um smartphone. Todas as fotografias foram tiradas a partir de um smartphone Huawei, sendo que não existiam restrições sobre o momento em que eram captadas as fotografias/vídeos nem relativamente ao modelo de telefone utilizado.

 

A 6.ª edição dos Huawei Next-Image Awards 2022 apresentava trabalhos que abordavam temas populares, incluindo: Salto Perfeito, Mundo Colorido, Vienciana Natural, Títulos de Família, e Perspetiva Animal. Os três principais modelos de smartphones Huawei mais utilizados para fotografar foram o Huawei P40 Pro, Huawei P30 Pro e Huawei P50 Pro. Os concorrentes oriundos da China, Filipinas, Egipto, Indonésia, Polónia e Itália foram os que apresentaram o maior número de obras.

 

Os Huawei Next-Image Awards são uma parte importante do projeto Next-Image da Huawei e servem como plataforma para conversas globais sobre a experiência de captar histórias através das câmaras dos smartphones, as novas formas de expressão e a fotografia móvel. Criado em 2017, o concurso tem sido realizado nos últimos cinco anos, de forma recorrente, atraindo utilizadores de smartphones Huawei de mais de 170 países e regiões, e acumulando, aproximadamente, 3,26 milhões de inscrições.



VENCEDORES DO GRANDE PRÉMIO 2022

 


©Adão Filipe Fernandes Salgado (Portugal)

FORCE | Huawei P30 Pro

 

"Há ordem no movimento, e há uma beleza harmoniosa nos detalhes. A imagem traz uma vitalidade imparável, que é o mundo e nós que estamos a olhar para a imagem, precisamos mais disso neste momento", referiu Nicole Xue, ex-diretora editorial da ELLE China, júri do Huawei Next-Image Awards 2022.

 

 

©Enrica Brescia (Itália)

Just Shaen | Huawei P40 Pro


"Tão natural e simples e, no entanto, tão belo. É possível sentir a espontaneidade e a sinceridade do sorriso que lhe dá uma sensação positiva", sublinhou Mihaela Noroc, fotógrafa romena, júri do Huawei Next-Image Awards 2022.

 





©Wang Zihao (Alemanha)

Fireworks | Huawei P40 Pro

 

"A fotografia perfeitamente cronometrada do espetáculo de fogo-de-artifício num rio. A única outra luz vem de um smartphone, mal se consegue ver uma versão horizontal mais pequena desta fotografia no seu ecrã", acrescentou Federico Ciamei, fotógrafo Italiano, júri do Huawei Next-Image Awards 2022.

 

 

 


Nove categorias revigorantes

Os Huawei Next-Image Awards 2022 apresentaram nove categorias de candidaturas: Arte & Moda, Outdoor, Retrato, Desporto, Hello Life, Storyboard, Ação, Curta-metragem Narradora, e Longa-metragem Narradora. Para cada uma das categorias foi selecionado um vencedor e um segundo melhor classificado. A cada um dos 24 Best-in-Category Winners é atribuído um prémio do Next-Image Creative Fund de 1.500,00 dólares (1.389,83 euros), ao passo que os 27 segundos classificados recebem um smartphone Huawei P50 Pro.

 

©Aung Chan Thar (Myanmar)

Inle Market | Huawei P40 | Outdoor | Best-in-Category Winners

 

As apresentações deste ano trouxeram uma vasta gama de experiências e cenários, desde cenários naturais como montanhas, lagos, amanheceres e pores-do-sol, a paisagens urbanas e a interações humanas. Os Prémios Huawei Next-Image visam inspirar os utilizadores da Huawei a captar momentos importantes da sua vida, através da fotografia móvel.

 

 


©Wang Lin (Austrália)

Sisters | Huawei P30 | Hello Life | Best-in-Category Winners

 

O concurso deste ano acrescentou cinco novas categorias: Arte & Moda e Desporto, e três categorias de vídeo: Ação, Curta-metragem Narradora e Longa-metragem Narradora.

 


 

©Mark Anthony Agtay (United Arab Emirates)

Working Hands | Huawei Mate 20 Pro | Storyboard | Best-in-Category Winners

 

 

 

 

 

 

Os Huawei Next-Image Awards 2022 servem de plataforma para a fotografia móvel Huawei, mostrando os trabalhos da talentosa base de utilizadores da marca. "Next" representa a visão da Huawei para o futuro, a exploração da tecnologia de imagem da próxima geração e a emergência de uma próxima geração de criadores de imagem. "Image" refere-se a estáticas e novas formas de expressão visual dinâmica que ajudam os utilizadores a contar histórias e a expressarem-se de formas únicas.

 

Desde o seu lançamento em 2017, os Huawei Next-Image Awards têm sido uma vitrine única para os trabalhos fotográficos excecionais dos utilizadores de telemóveis Huawei. O concurso continuará a inspirar e a envolver os talentosos utilizadores de telemóveis, uma vez que a Huawei vai continuar a introduzir novas tecnologias e experiências inovadoras para a imagem móvel.

 

Lista completa dos trabalhos vencedores: https://gallery.consumer.huawei.com/


26/01/2023

26/01/2023

Lyca Mobile abre loja física em Lisboa





A primeira loja situa-se na estação de metro da Alameda, em Lisboa. 

 

Com 15,8 milhões de utilizadores de telemóvel em Portugal e 98% da população com acesso à Internet utilizadora de smartphones, Portugal é um mercado importante para a Lyca Mobile e onde a empresa vai continuar a apostar com novas ofertas e um melhor serviço.

 

“A abertura desta primeira loja ao público faz parte dos planos de expansão da marca”, reforça António ArnautCountry Manager da Lyca Mobile Portugal“Ter uma loja física oficial é uma aposta nossa em aproximarmos a marca dos consumidores e vem reforçar o posicionamento da Lyca em Portugal. A escolha da localização é também uma opção estratégica, uma vez que as estações de metro movimentam mais de 500 mil potenciais clientes por dia, o que resulta numa visibilidade enorme, sendo a estação da Alameda um dos maiores hubs de transporte da cidade”.

 

Os cartões da Lyca Mobile continuam a poder ser adquiridos online em Lycamobile.pt, com entregas grátis em todo o país, em diversas lojas de grande distribuição, papelarias, quiosque e noutros pontos de venda presentes em estações de metro ou shoppings selecionados de Lisboa, Porto e Coimbra

 

Fundada em Londres em 2006 e presente em Portugal desde 2012, a Lyca Mobile fornece chamadas internacionais, mensagens e dados a baixo custo em modelo pré-pago a mais de 16 milhões de clientes em todo o mundo. A empresa é a líder de mercado em chamadas pré-pagas, operando em 22 países, em cinco continentes e a sua ambição de expansão inclui o serviço pós-pago, já iniciado em alguns países.             

 

Para mais informações sobre a empresa consulte o site http://www.lycamobile.pt/por/

  
25/01/2023

25/01/2023

Do Mi 1 ao Xiaomi 12T Pro - 12 anos de evolução


Uma comparação de dados técnicos, que nos mostra o quanto evoluiu a tecnologia mobile ao longo da última década. 

Em 2011, a Xiaomi apresentava ao mercado chinês o Mi 1, o primeiro topo de gama da marca, e que na altura atingiu as 300 mil pré-reservas em apenas 34 horas. Cerca de 12 anos depois o que mudou desse emblemático smartphone para o mais recente Xiaomi 12T Pro?

 

Em 2011, o Mi 1 com o (na altura) poderoso Qualcomm MSM8260 formado por dois núcleos de 1,7GHz, 1GB de RAM e 4GB de armazenamento interno, deu hoje lugar ao 12T Pro com Snapdragon 8 Gen 1 que garante uma alta performance com um consumo reduzido de energia, para além do sistema de dissipação de calor e cobertura de material térmico, para proporcionar uma experiência suave e eficiência energética comprovada.

 

Quanto ao ecrã, o Mi 1 contava com um LCD de 4 polegadas e uma das mais altas resoluções (480 × 854 pixels) que podíamos obter em 2011. Já o Xiaomi 12T Pro oferece uma experiência de visualização diferenciadora com o ecrã de 6,67" CrystalRes AMOLED, resolução de 1220p e mais de 68 mil milhões de cores.

 

No campo da fotografia, no Mi 1 podíamos contar com um único sensor fotográfico na traseira com um total de 8MP, enquanto o 12T Pro surge com um sistema de câmara tripla que alcança os 200MP, hardware inovador e o auxílio dos algoritmos avançados de Inteligência Artificial da marca, tudo isto para garantir imagens com total clareza em diferentes condições.

 

A bateria passou de 1,930mAh no Mi 1 para uns incríveis 5.000mAh no Xiaomi 12T Pro, com sistema HyperCharge de 120W que permite um carregamento a 100% em apenas 19 minutos e fica pronto para até 13 horas e 30 minutos de utilização[1].

 

Tal como o Mi 1 contou na altura com duas versões, também a série 12T está disponível em duas versões distintas.

 

Este é mais um exemplo da tremenda evolução dos smartphones Xiaomi que têm vindo a chegar ao mercado, aliando o tremendo potencial de todas as tecnologias associadas e sempre a um preço justo.



[1]Dados dos Laboratórios Xiaomi. Velocidade de carregamento testada em modo boost. A duração real da bateria pode variar em função do ambiente de rede, padrões de utilização e outros fatores. A capacidade máxima da bateria irá naturalmente diminuir com o tempo e a utilização.

  
24/01/2023

24/01/2023

Check Point divulga lista do malware mais procurado em Dezembro de 2022



A Check Point Research, publicou o seu último Índice Global de Ameaças para Dezembro de 2022. 


Top Mobile Malwares

Este mês, o Anubis manteve o primeiro lugar como o malware móvel mais difundido, seguido pelo Hydra e o Joker.

 

1.             Anubis - Anubis é um malware de Trojan bancário concebido para telemóveis Android. Desde que foi inicialmente detetado, ganhou funções adicionais, incluindo a funcionalidade Remote Access Trojan (RAT), keylogger e capacidades de gravação de áudio, bem como várias funcionalidades de resgate. Foi detetado em centenas de diferentes aplicações disponíveis na Loja Google.

 

2.             Hiddad - O Hiddad é um malware de distribuição de anúncios, que visa dispositivos android. Este malware simula aplicações legítimas e depois é lançado nas lojas de aplicações não oficiais. A sua principal função é a de exibir anúncios, mas também pode obter acesso a detalhes chave de segurança integrados no sistema operativo.

 

3.             AlienBot - AlienBot é um Trojan bancário para Android, comercializado no underground como Malware-as-a-Service (MaaS). Suporta keylogging, sobreposições dinâmicas para roubo de credenciais, bem como colheita de SMS para desvio 2FA. Capacidades adicionais de controlo remoto são fornecidas utilizando um módulo TeamViewer.

 

O Índice de Impacto da Ameaça Global da Check Point e o seu Mapa ThreatCloud é impulsionado pela inteligência ThreatCloud da Check Point. A ThreatCloud fornece inteligência de ameaça em tempo real derivada de centenas de milhões de sensores em todo o mundo, através de redes, endpoints e telemóveis. A inteligência é enriquecida com motores baseados em IA e dados de pesquisa exclusivos da Check Point Research, o braço de inteligência e pesquisa da Check Point Software Technologies. 

 

A lista completa das dez principais famílias de malware em Dezembro pode ser encontrada no blogue Check Point.

 


 
23/01/2023

23/01/2023

Dicas para tentar reduzir a factura da electricidade



Estas são sugestões que nos chegam pela mão da SPC. 


Um novo Ano representa para muitos de nós um novo começo, com novas resoluções e novos objetivos. A consciência social, a contribuição para um melhor ambiente, o trabalho híbrido e a otimização do nosso tempo são cada vez prioritárias.
 
SPC, especializada no desenvolvimento de produtos de eletrónica de consumo, quer ajudar os seus utilizadores e tem algumas dicas e ferramentas que irão ajudar a alcançar os seus objetivos pessoais e profissionais para 2023.
 
 
  1. O Teletrabalho e o regime Híbrido: ferramentas à altura.
Para muitos, o trabalho remoto veio para ficar e algumas empresas de maior dimensão começam a adotar um regime híbrido, permitindo aos seus colaboradores trabalhar alguns dias por semana, a partir de casa. O conforto pode ser a grande vantagem desta nova tendência, mas também há desvantagens para as quais, a SPC tem a solução adequada.
 
A gestão do tempo e, sobretudo do tempo com qualidade, representa a grande desafio para quem está a trabalhar a partir da sua casa. No entanto, há soluções que podem minimizar o impacto negativo e ajudar a tirar partido de um dia de teletrabalho.
 
Escolha o seu espaço de trabalho de forma a se sentir confortável e sem ruído. Pode sempre recorrer a bons auriculares com ANC (Cancelamento Ativo do Ruído), como os SPC BRAVE PRO  que lhe permitirão concentrar-se nas suas tarefas ainda que num espaço partilhado com outras pessoas. 
 
Não abdique do seu horário de trabalho e obrigue-se a fazer algumas pausas, pode levar o seu Tablets consigo para a sala ou a cozinha e fazer algumas calls com colegas apenas para manter o mood da sua equipa... e não falem de trabalho!
 
O seu smartphone pode ser o seu melhor amigo em termos de organização e metas para 2023. Tire partido do seu smartphone para ser mais produtivo, crie alarmes para gerir o seu dia e organize a sua playlist para ouvir o que mais gosta.
 
 
  1. Otimização Energética
E por falar de grandes desafios para 2023...comecemos pela Energia. A escassez de recursos no planeta, o aumento do custo de vida e os preços energéticos gritam para a emergência de novas rotinas diárias por parte de empresas e consumidores a fim de otimizar recursos e evitar desperdícios. Não só por uma questão económica, mas também por uma questão de consciência ambiental.
 
Para os consumidores que procuram uma maior otimização de energia na sua casa e procuram soluções rentáveis para uma economia doméstica mais consciente, a SPC tem algumas sugestões que podem mudar por completo o seu dia a dia.
 
Uma eficiência energética mais adequada nas nossas casas pode trazer benefícios imediatos, já que as soluções que utilizamos permitem-nos poupar uma quantidade considerável de energia, em benefício do ambiente e da nossa economia doméstica.
 
E podemos começar pela escolha adequada de soluções de Tomadas Inteligentes SPC, ideais para gerir todo o tipo de eletrodomésticos a partir do nosso dispositivo móvel, como a máquina de lavar roupa ou loiça, por exemplo, de acordo com as tarifas energéticas mais baratas mesmo se não estivermos em casa, contribuindo para a redução da nossa fatura no final do mês!
 
Além disso, o utilizador pode ainda otimizar algo tão simples como a temperatura da sua casa graças às  Válvulas Inteligentes SPC. Estes dispositivos permitem, por exemplo, controlar a partir de uma simples aplicação móvel, a temperatura dos quartos e da sala, ajustando-a como melhor se adequa às suas necessidades sem utilizar mais energia do que o estritamente necessário, bem como desligar alguma luz que não necessita de estar acesa ou mesmo um tablet que ficou a carregar. Podemos ainda desativar a válvula se sabemos que iremos chegar tarde a casa ou se não precisamos de a utilizar, otimizando assim os nossos recursos.
 
 
  1. Economia Doméstica gerida à distância  
Se pensa que ter uma boa gestão da sua economia doméstica é aderir às digital wallets e às apps on demand, está muito enganado. É através do conceito de casa inteligente que anda de mãos dadas com a Internet das Coisas e a Aplicação SPC IoT, que conseguimos que alguns dos nossos equipamentos domésticos estejam conectados à Internet, transformando-os em dispositivos inteligentes. Isto proporciona ao utilizador uma série de benefícios, desde uma maior facilidade de utilização através de um smartphone ou de um tablet, em qualquer sítio e em qualquer momento, até à otimização das funções dos seus dispositivos domésticos.
 
Através da aplicação SPC IoT, que reúne e controla todos os  Equipamentos Inteligentes SPC, terá acesso às opções de ligar e desligar também a iluminação da sua casa inteligente graças à utilização das Lâmpadas Inteligentes SPC. Desta forma, podemos sempre ter a certeza de que podemos desligar uma luz que deixámos acesa através do nosso dispositivo móvel, e assim evitar surpresas no final do mês.
 
Mas não é só. O utilizador pode aceder aos seus dispositivos à distância através destas aplicações e interagir com eles: aparelhos domésticos, de segurança, iluminação, câmaras de vigilância, entre outros.
 
As grandes mudanças começam nas pequenas coisas. É nas nossas pequenas rotinas diárias que podemos fazer a diferença, começando pelos produtos que escolhemos e pela preferência de marcas que respeitam e contribuem para uma maior consciencialização social, abraçando boas práticas de uma economia circular. Esta, é sem dúvida a grande tendência transversal a todos os setores mundiais, inclusive na área tecnológica. 

Como dar uma nova vida ao Redmi Note 8 Pro da Xiaomi


A Xiaomi tem na linha Redmi Note um caso de sucesso, com a marca chinesa a lançar ano após ano, equipamentos com uma relação preço qualidade muito interessantes. Pese embora tenha vindo a encarecer substancialmente o preço desta linha (Redmi Note 11 Pro 5G a chegar aos ~400€!), continua a ser possível encontrar alguns modelos a preços inferiores, na casa dos apetecíveis 200-300€.

A MIUI continua a ser a imagem de marca da Xiaomi, com o Android a passar para segundo plano. O Redmi Note 8 Pro que tínhamos para testes, chegou ao mercado com a MIUI 10 baseada no Android 9.


O anúncio da MIUI 13 acabou por ser uma triste notícia, para quem adquiriu o Redmi Note 8 Pro, com a Xiaomi a deixar cair este smartphone. 


Sendo certo que recebeu duas grandes atulizações, o Redmi Note 8 Pro morreu com a MIUI 12.5, baseada no Android 11. Para um smartphone lançado em 2019, acaba por saber a pouco, até porque a Xiaomi tem por hábito manter um suporte mais longo, se bem que mais demorado e maioritariamente centrado na atualização da MIUI, algo que de resto deverá ser suficiente para satisfazer uma grande franja dos seus clientes.

Quem goste de ter um smartphone com software mais atualizado, pode sempre recorrer a métodos alternativos, pois a Xiaomi continua a marcar pontos positivos neste campo, ao permitir desbloquear os seus equipamentos. Desta forma, fica ao critério do cliente, dar continuidade à utilização do equipamento, algo que naturalmente merece ser alvo dos merecidos elogios da nossa parte.

Para desbloquear o smartphone, terão de seguir as instruções disponibilizadas aqui LINK  e descarregar a aplicação para PC aqui:  https://en.miui.com/unlock/download_en.html


Terão de ter uma conta Xiaomi, com o número de telefone associado e o cartão SIM inserido no smartphone. De salientar que este procedimento vai APAGAR tudo o que tenham no smartphone, pelo que terão de efetuar um backup previamente


A Xiaomi avisa, por mais que uma vez, que os dados vão ser apagados!


Desbloqueado o smartphone, podem reiniciar o mesmo.  


Após desbloqueio, é necessário voltar a activar as opções de programador e a depuração USB.

As instruções abaixo, baseiam-se no procedimento publicado aqui: LINK

Deverão garantir a instalação das ferramentas adb e fastboot. Se ainda não as têm instaladas, basta seguir este guia: LINK


Basta descarregar o ficheiro, descompactar e para facilitar futuras utilizações, poderão adicionar o caminho da pasta às variáveis de sistema, para que possam chamar a ferramenta, sem estar a indicar o caminho da pasta, na linha de comandos. Terão de instalar o driver adb universal (se ainda não estiver instalado) e reiniciar o PC. 

Para iniciar o processo, terão de instalar uma recovery alternativa, a qual podem obter aqui. Descompactar a mesma para a pasta do adb e fastboot.



Colocar o smartphone em modo fastboot. Verificar se o mesmo está devidamente identificado com o comando "fastboot devices"


Instalar a recovery alternativa com o comando "fastboot flash recovery Dynamic-TWRP-Begonia-23-12-21.img". Verificar se o nome do ficheiro descarregado é este. Se for mais atual, modificar o comando em conformidade. 

Agora vem a parte mais complicada. Há que verificar se a recovery foi bem instalada. Há várias formas de o conseguir, recomendo que desliguem o cabo USB, carreguem nos botões de volume cima e power sem largar, até que o logótipo redmi apareça no ecrã. 

Não podem deixar o smartphone reiniciar nesta fase. Se acontecer, vão ter de repetir a instalação da recovery modificada.


Se ainda não fizeram download do firmware, é altura de o fazerem. Escolhemos a versão Plus da ROM PixelExperience, baseada no AOSP. Colocar o ficheiro na pasta da ferramenta adb.

No modo recovery e com o smartphone ligado ao PC, no smartphone:


  • Escolher a opção Wipe

  • Escolher opção Format data

  • Confirmar com "yes"

  • Voltar ao ecrã inicial com a opção "Back"

  • Escolher a opção Advanced

  • Escolher a opção ADB Sideload

  • Deslizar a barra "Swype do Start Sideload"


  • No PC, correr o comando "adb sideload nome_do_ficheiro_da_ROM.zip"


O processo de instalação começa a decorrer. O ecrã do smartphone vai desligar-se ao fim de algum tempo. Se pretenderem manter o mesmo ligado para ir acompanhando a instalação, basta tocar no ecrã quando este começar a escurecer. De referir que no PC também podem acompanhar a evolução da instalação.


No final da instalação, no PC correr o comando "adb reboot", ou escolher a opção "reboot system" no smartphone. Escolhida a opção, podem desligar o cabo. O primeiro arranque vai demorar alguns minutos.


E pronto, cá temos o nosso "Pixel da Xiaomi" a bombar com Android 13.


Esta alteração de firmware,  permitirá prolongar a vida do smartphone, com software atualizado. Não podemos deixar de recordar, que se trata de um firmware não oficial, pelo que a sua utilização, fica à responsabilidade de cada um.