22/12/2013

22/12/2013

Resumo da semana

Desta vez, mesmo a terminar o Domingo, o nosso resumo dos acontecimentos que marcaram a semana do mundo Android.


Começamos por vos explicar como desbloquear o bootloader de um Nexus e ainda obter root. Não é que sejam dois procedimentos obrigatórios, mas são algo que dá muito jeito a quem quer explorar mais a fundo as potencialidades do seu Android.

A semana ficou ainda marcada por dois acontecimentos ligados às comunidades de developers, se bem que com dimensões não comparáveis. Falo-vos da certificação CTS atribuída ao CyanogenMod para o Oppo N1, e da possibilidade de visualizar conteúdos flash no Android KitKat 4.4.

O CyanogenMod começou timidamente, mas não demorou muito até que milhares, que já são milhões (10, mais propriamente) instalassem este firmware modificado. Era, e é ainda sem dúvida a tábua de salvação para muitos utilizadores que se vêem ficar pendurados devido à falta de interesse das marcas ( e até da própria Google...)  em actualizar os terminais. Esta certificação abre a porta a novos equipamentos "patrocinados" pela empresa recém criada.

O outro exemplo, bastante mais simples, é mais um caso de perseverança. Um utilizador desagradado com a situação, meteu mãos à obra e conseguiu voltar a ter o flash a funcionar no Android. Não é que seja algo imprescindível, mas pode dar jeito. Se está disponível, porque não utilizar? ;)


Passemos à revista dos jogos e aplicações que por cá passaram esta semana.

Monopoly Bingo

O Monopoly Bingo combina o bingo com salas temáticas baseadas nas propriedades do Monopólio, não faltando a possibilidade de ganhar casas e hotéis nas diversas propriedades.

É possível jogar com um máximo de 16 cartões de bingo (o que não recomendo, uma vez que têm que andar a fazer scroll no ecrã) e existe ainda a possibilidade de jogar raspadinhas ou escolher um número da sorte, que ao sair aumentará a vossa recompensa final.

Cada cartão de bingo tem um custo (bilhetes de jogo), que aumenta consoante o valor das propriedades onde se está a jogar. Todos os dias ganhamos bilhetes de jogo - quantas mais propriedades tivermos, mais bilhetes ganhamos - e é claro que também é possível comprar bilhetes na loja do Monopólio através das compras in-app.


iFixit Repair app auxilia-te nas reparações 

O site iFixit já se tornou no site de referência para todos os que querem saber como abrir, substituir e reparar todo o tipo de equipamentos e produtos. O que poderão não saber é que existe uma app que te auxilia nessa tarefa... e que também te permite ajudar outras pessoas.

Com o iFixit Repair Manual, disponível gratuitamente, tens acesso imediato aos milhares de guias sobre todo o tipo de reparações disponíveis: desde substituir um ecrã partido de um smartphone, trocar o disco de um computador, e até mudar o óleo num automóvel! E uma das coisas mais interessantes nesta app é que, no caso de não existir um guia para algo que saibam fazer, poderão facilmente criar um guia novo que poderá ser útil para outras pessoas na mesma situação mas que não tenham os vossos conhecimentos.

... É daquelas apps obrigatórias para todos os que tiverem curiosidade em saber como as coisas são por dentro; e também para aqueles que precisam de alguma motivação adicional para se mentalizarem que as coisas não trabalham "por magia", e que quanto têm algum problema por vezes têm uma reparação bastante simples (e que pode evitar gastar centenas de euros numa loja).


SAPO Kids lança novas apps educativas ABC do Sapo e Comboio do Sapo 

Não haveria época mais propícia para lançar um novo conjunto de apps educativas direccionadas para os mais novos: se querem entreter os mais pequenos durante este período de Natal (quem sabe, para que dêem uso aos tablets que receberam como prenda), o Sapo Kids tem agora duas novas apps que vão querer espreitar: ABC do Sapo e Comboio do Sapo.

Ambas as aplicações, estão disponíveis para smartphones e tablets Android (e também para iOS), estando o ABC do SAPO também disponível na web (e brevemente na TV no MEO Interativo).

O ABC do SAPO é uma app que dá a conhecer o alfabeto aos mais novos, assim como palavras e sons. Para isso recorre a cartas com figuras de animais, legumes, profissões e outras categorias, que incentivarão à exploração e à descoberta.

No Comboio do SAPO temos uma maior variedade de opções, já que esta app integra dez jogos com desenhos feitos à mão, e onde os mais novos podem aprender a contar, a identificar cores, reconhecer formas geométricas, sons de animais e instrumentos, e muitas outras actividades que lhes permitem aprender... divertindo-se.

Portanto, quer seja na ceia de Natal, naquela altura em que os mais pequenos já estão "fartos" de estar a aturar as conversas dos adultos; ou para os entreter logo durante a manhã do dia de Natal enquanto querem ficar descansados na cama durante mais um pouquinho... nada como carregarem estas apps nos vossos smartphones e tablets (ou preferencialmente, nos deles. :)


Angry Birds Go!

Neste jogo de corridas, temos muitos e variados aspectos a controlar, mas o jogo em si fica limitado à condução de um carro com um de dois modos de controlo: toque nas laterais do ecrã ou em alternativa, inclinar o equipamento para os lados.

A viatura é passível de receber actualizações de diversos tipos, sendo que estas são "alimentadas" com as moedas que recolhemos a cada corrida.
As pistas são limitadas. Para colmatar esta situação, os percursos recebem obstáculos em locais diferentes, provocando dessa forma alterações na condução.

Temos 4 tipos de corrida para cada pista. Existem 4 (pistas), mas apenas uma está desbloqueada. Há que correr muitas vezes nesta primeira para ultrapassar os desafios que nos são propostos, por forma a desbloquear a pista seguinte.

Este jogo tem uma alteração significativa face ao modelo de negócio utilizado pela Rovio. Desta vez, talvez influenciada por outras produtoras que apostaram no género, a opção recaiu sobre as compras via app, as quais são acompanhadas de anúncios.

Acaba por ser fascinante a multiplicidade de ofertas para aquisições com recurso a "dinheiro real". Se têm crianças pequenas, todo o cuidado é pouco!

Ainda não tive oportunidade de explorar a fundo o jogo, mas do que me foi possível observar, temos de dar muitas voltas à mesma pista, chegando mesmo a descobrir qual a trajectória mais eficiente. Só assim conseguiremos superar os desafios propostos.

Em termos gráficos e jogabilidade, os utilizadores não irão ficar desiludidos. Contudo, o facto de repetir de forma incessante a mesma pista pode torna-se maçador.


Fifa 14 Celebrations Tutorial 

O Fifa 14 Celebrations Tutorial é a app inútil desta semana, uma app para aprender a fazer celebrações de golos no Fifa 14.



Mas será que existe alguém interessado em saber como celebrar golos no Fifa 14?
Eu gostava era de ter jeito para jogar ao Fifa 14 e conseguir marcar golos; há alguma app que me ensine a
fazer isso?


E por fim, as notícias.

Notícias do mundo Android:

MX Player recebe actualização
Efeito da rede na autonomia e os carregadores wireless no Nexus 5
Google remove opções de privacidade do Android 4.4.2
Oppo Find 7 terá ecrã com resolução 2K
Samsung também tem Gamepad para smartphones
Humble Bundle PC & Android 8
Oppo N1 ganha certificação Google CTS
Novidades da semana
Promoções no Google Play
Moto X ganha desbloqueio de PIN por voz
Como instalar Flash no Android 4.4 KitKat
Amazon vende Kindle Fire HDX em "suaves prestações"
Skype ganha videochat em janela em Android (mas só para Tablets) 
Até onde podem baixar os preços dos Tablets? 
Google Wallet passa a ter cartão físico 
Notion Ink Adam 2 com ecrã lateral
LG Chromebase leva o Chrome OS para os "all-in-one"
Apresentação Huawei MediaPads e Ascend G700 
Opera Max leva a compressão de dados a todas as apps 
ClickARM promete criar Tablet Modular à tua medida 
Análise ao Moto G
O "Reboot" do Android forçado pelo iPhone

0 comments:

Enviar um comentário