01/06/2014

01/06/2014

Resumo da semana

Seria porventura justo atribuir o destaque desta semana ao lançamento do novo smartphone da LG, o G3.
É, como se esperava, um equipamento com um hardware de topo, não defraudando as expectativas de todos os que procuram a máquina mais potente do momento.

Atrevo-me contudo a dirigir a minha atenção para uma outra notícia, bem menos mediática, mas que pode (ou não...) ter diversas implicações e interpretações.
Refiro-me à actualização do gear, o primeiro relógio da Samsung.

As actualizações, demoram, por vezes nem chegam. No caso deste gear, nem demorou assim tanto tempo, e representa uma volta de 180º (no mínimo...).
O que pretenderá a Samsung com esta acção? Digam de vossa justiça.


Dark Lands

Este Dark Lands destaca-se por dois aspectos, a qualidade gráfica e o controlo do nosso herói. Quanto ao primeiro aspecto, já não é propriamente novidade. Este jogo foi criado pela mesma equipa que lançou o Goblins Rush que por cá já passou.

Temos paisagens coloridas que enquadram todos os outros elementos do jogo, estes quase sempre a preto com traços de branco.
Dominados os aspectos inicias do controlo demovimentos, rapidamente somos lançados à acção e aí é que começam os problemas. Tudo se passa de forma muito rápida. O deslocamento horizontal é automático, apenas temos de nos esquivar dos inimigos e obstáculos, e quando tal não for possível, eliminá-los ( aos inimigos, claro está).

Como estamos inseridos numa acção frenética, facilmente se torna viciante, pois morrer é tão fácil que rapidamente estamos a tentar novamente, só para conseguir chegar mais longe.

Se gostam deste tipo de jogos, não deixem de experimentar este Dark Lands.


Niiiws - um agregador de notícias "made in Portugal" 

Muitos de vocês talvez já tenham ouvido falar acerca do Niiiws, uma app para iOS "made in Portugal", que é um agregador das notícias mais relevantes dos jornais de diversos países.

O que não devem saber é que o Niiiws também já está disponível para Android, encontrando-se no entanto ainda em fase beta, o que não o impede de já ser uma boa opção para todos aqueles que gostam de ficar a par das últimas notícias logo pela manhã.

Sendo um agregador de notícias, o Niiiws apresenta as notícias publicadas pelos jornais de países como Portugal (Público, Jornal de Notícias, Jornal i, Correio da Manhã, Jornal de Negócios, Expresso, O Jogo, etc.), Brasil (Folha de São Paulo, Gazeta do Povo, Jornal Extra, etc), Estados Unidos, Reino Unido, Espanha, França ou até mesmo da Rússia.

Para não serem bombardeados com notícias que não vos interessam, é possível personalizar o Niiiws com as vossas preferências de fontes, autores e interesses, garantindo que as notícias apresentadas são à medida dos vossos gostos (o que não quer dizer que gostem das notícias!).

Apesar de estar ainda em fase beta, pelo que pude experimentar nos últimos dias, a app para Android está já a funcionar praticamente sem problemas, portanto penso que muito em breve deve ficar disponível para todos.

De qualquer forma, caso queiram experimentar, desde já, a app do Niiiws para Android, basta inscreverem-se na Comunidade do Niiiws no Google+; após aprovação da vossa adesão à comunidade, será possível aceder ao link do Google Play para a instalação da app no vosso smartphone ou tablet.


Striker Soccer 2

Com o mundial aí à porta, nada como um jogo de futebol para ir fazendo o aquecimento.

Este Striker Soccer 2 chama logo à atenção pelo seu aspecto gráfico. Não é habitual este nível de detalhe neste tipo de jogos para equipamentos móveis.

Como habitual, temos várias opções de jogo: torneios, jogo "rápido", treinos. Decidi avançar logo para um jogo a fim de testar a jogabilidade.

Basta escolher as equipas. Temos o Barcelona e Real Madrid como escolhas iniciais, mas podemos alterar as equipas. Os nomes destas, assim como dos jogadores foram alterados para evitar os problemas legais e as naturais questões de direitos de imagem. As escolhas dos nomes é que nem sempre foram felizes, mas vejam vocês mesmo o que nos está reservado.

Os comandos são simples. Controlo do deslocamento do jogadores à esquerda, acções em dois botões à direita. Respondem bem, e em tempo.
O movimento da equipa adversária e dos nossos outros jogadores é que deixa algo a desejar. O algoritmo utilizado é pouco feliz. Os adversários quase que se afastam (marcação à zona) e os colegas de equipa não querem nada com o nosso jogador.

No final da partida somos brindados com um anúncio, nada de grave, mas o mesmo já não se pode dizer do sistema de compras via app.
Para começar, estamos limitados 4 partidas por cada 20 minutos (a confirmar este número). Se quisermos aumentar o número de partidas, podemos efectuar a dita compra.
Vendo bem as coisas, 4 jogos será mais do que suficiente par a maioria dos jogadores, pelo que acaba por não ser uma limitação grave.
As compras via app estão em todo o lado. Podemos "dopar" os jogadores e inclusivamente, efectuar compra e venda deste últimos, aspecto que me passou a quando do teste.

Para os amantes do futebol, é um jogo que merece ser testado. Vão ter de aprender a viver dentro dos limites impostos pelas compras, ou então, abrir os cordões à bolsa, o que em abono da verdade , não é propriamente injusto para ambas as partes.


TripTrap 

O TripTrap relembra-nos a tradicional história do rato esfomeado que procura os pedaços de queijo para matar a sua fome.

Neste caso do TripTrap, os gráficos são bem divertidos, mas não pensem que a tarefa do ratinho é fácil, uma vez que à medida que vamos avançando de nível, as dificuldades e armadilhas são cada vez mais.

Estão disponíveis 80 níveis, em quatro cenários diferentes, e os autores do jogo prometem mais níveis para breve e como começa a ser habitual em muitos jogos, a ligação aos serviços do Google Play permite a conquista de objectivos e a competição pelos melhores resultados com os vossos amigos.


Scurvy Scallywags 

Da mente criativa de Ron Gilbert, o criador do clássico jogo de aventura "The Secret of Monkey Island", vem este jogo, igualmente inspirado em piratas e que é mais um do tipo "match three".

Neste Scurvy Scallywags, além da habitual recolha de 3 ou mais peças do mesmo tipo, mas tem uma componente de batalha bastante interessante. Ao fazer o match temos que usar estratégia, pois vão aparecendo inimigos e não nos queremos encontrar com eles sem estarmos ao mesmo nível, pois perdemos uma vida.

O sentido em que fazemos o slide das peças influencia o movimento do resto das peças, podendo trazer ou afastar o inimigo da nossa posição.

As peças de ouro dão-nos a possibilidade de comprarmos "skills" que aliviam a luta permanente, havendo também algumas peças para recolher dos "side quests". As espadas vão dando pontos que ao progredir dão depois acesso a limpar o inimigo.

Com o passar dos níveis sobe também a dificuldade, com o aparecimento de mais inimigos ao mesmo tempo, com capacidade de transformar as espadas em blocos de pedra, fazendo a nossa vida ainda mais difícil.

Por falar em perder vidas, este jogo tem um sistema de regeneração automática de vida, tipicamente 24 horas, que os jogadores mais impacientes podem resolver comprando moedas de ouro.

Eu fui um dos betatesters do jogo durante o último mês e meio, e sei que o Ron esteve a afinar o jogo para que não fosse necessário haver as infames In App Purchases.

Aviso, é altamente viciante :)


Seismometer 

O Seismometer é uma app que simula um sismómetro, ou seja, supostamente é um "detector" de terramotos fazendo o seu registo ao estilo dos sismógrafos tradicionais, onde não falta o desenho gráfico e a indicação dos valores na escala de Richter.

É claro que um smartphone não pode ser considerado uma ferramenta de precisão como se exige para fazer o registo dos abanões do planeta Terra, mas o Seimometer poderá servir para se divertirem um pouco com os vossos amigos.




Terminada a revista aos jogos e aplicações, passemos às notícias que marcaram a semana.

Google Now já tem lembretes 100% por voz e Aluguer de Automóveis

0 comments:

Enviar um comentário