02/11/2014

02/11/2014

Resumo da semana

Esta semana foi interessante por motivos que não são particularmente positivos para os grandes OEM.
Já tínhamos noticiado a revisão em baixa dos resultados da Sony, pelo que não foi propriamente inesperado o anúncio do novo Presidente da Sony Mobile, que tomará posse a 16 de Novembro. O sucesso dos topo de gama da série Xperia não foram capazes de suportar o resultados menos conseguidos nas gamas média e de entrada, tendo a Sony optado por se retirar destes segmentos de mercado.

Com uma política de actualizações quase que exemplar, boa colaboração com os developers, um Android pouco modificado, é difícil perceber o que falhou.

O facto de a Samsung ter decidido reformular a sua estratégia no campo dos smartphones pode ajudar a esclarecer esta situação. O mal afinal é geral...

A chegada da Xiaomi ao terceiro posto na lista dos fabricantes de smartphones terá por certo contribuído para esta situação. É verdade que foi só por um dia, mas as vendas, ninguém lhas pode tirar. Se a estas juntarmos as da Oppo e OnePlus, há razões para acreditar que a ameaça dos pequenos fabricantes é real.

Huawei e LG, que se cuidem, pois o tão ambicionado 3º lugar agora ocupado pela Motorola-Lenovo pode ficar cada vez mais inatingível.



Pool Live Tour

Se gostam de dar uma tacadas numa mesa de snooker, que tal fazê-lo no smartphone (ou tablet) com o Pool Live Tour?


O Pool Live Tour é um jogo de snooker que pode ser jogado por um ou dois jogadores (no mesmo dispositivo ou através de ligação por bluetooth), mas também permite jogar online contra jogadores de outros pontos do mundo e que estejam a utilizar outras plataformas como iOS, Windows ou Facebook.

Neste jogo estão disponíveis várias regras/variantes do snooker (8 Ball, 9 Ball, regras americanas, regras internacionais), pelo que só têm de escolher a que mais vos agrada e começar a dar uma tacadas.

Para controlar o taco basta tocar no ecrã e posicioná-lo na posição pretendida; inicialmente temos a ajuda de linhas de trajectória que permitem perceber mais facilmente se estamos a dar uma tacada da forma correcta, mas com o decorrer do jogo tudo se torna mais complicado e as ajudas desaparecem.

À medida que vamos disputando (e ganhando) torneios, vamos acumulando dinheiro que podemos utilizar para comprar tacos personalizados e com melhores características.



Simply Fractions, jogos de matemática

Os testes estão a começar, e naturalmente os alunos têm de se preparar para a realização dos mesmos.
Hoje apresentamos um conjunto de aplicações que visa ajudar a aquisição de conhecimentos na área da matemática.
O Simply Fractions é (para já) constituído por 3 aplicações. Cada uma existe numa versão grátis, com apenas um bloco de matéria disponível. Para terem acesso aos restantes, têm de adquirir a versão paga, com um custo unitário de 1,47€.

Os exercícios têm a vantagem de terem uma componente visual que facilita a compreensão dos problemas e sua execução.

Como não estava com tempo e paciência para criar exercícios de fracções, tratei de adquirir a terceira edição desta aplicação, e lá foi a miúda tratar de resolver os problemas. Sucesso instantâneo.

Infelizmente, o texto está em inglês, pelo que pode haver necessidade de ajudarem na tradução de algumas questões.




A Apple tem o seu Health Kit, o Google tem o Google Fit. A app com o qual se pretende colocar "em ordem" toda a imensa variedade de dados das apps que registam a nossa actividade e saúde já está finalmente disponível no Android.

O Google Fit já está disponível na Play Store para todos os equipamentos com Android 4.0 e superior, incluindo smartphones, tablets e também Android Wear (e também lhe poderão aceder via web).

Para além de ser uma app que permitirá fazer o tracking da vossa actividade no dia a dia usando os sensores presentes nos smartphones e smartwatches, a sua principal função - à semelhança do que a Apple quer fazer com o Health Kit - e tornar o Google Fit no ponto central de toda esta categoria de dados, servindo como núcleo central de armazenamento e sincronização dos diversos equipamentos e apps que neste momento existem. Para isso poderão ligá-la a esses sensores e apps, como o Strava, Withings, Runtastic, Runkeeper, etc.

É um produto que vai dispensar a necessidade de recorrermos a serviços extra para manter os dados sincronizados entre diferentes apps; e que também evitará as frustrações de por vezes terem acesso a uns dados numa app, mas outros noutra app (como o registo das corridas no RunKeeper, mas o vosso peso estar automaticamente registado no Withings usando uma das suas balanças electrónicas).

Não há dúvida de que será este o caminho a seguir: a grande questão é saber com que velocidade (ou falta dela) irão estes serviços aderir a estas plataformas centralizadoras (embora não pareça difícil imaginar que, assim que um o fizer, todos os outros serão obrigados a fazê-lo, sob risco de serem descartados pelos utilizadores - afinal... os dados são nossos, e não de nenhum serviço em particular!)



Quem nunca jogou Space Invaders que se acuse! 
OK, até admito que o pessoal mais novo nunca tenha jogado, mas os mais cotas, como eu, devem lembrar-se bem deste clássico dos tempos pré-históricos dos jogos de vídeo.

Tal como nas arcades, nesta versão para Android apenas é necessário deslocar a nossa nave horizontalmente para a esquerda e direita e disparar contra os aliens que tentam invadir o nosso planeta, evitando ser atingido pelos seus tiros. 
Durante o jogo vão aparecendo os famosos "discos voadores" que dão pontuação extra.

Para o ambiente do jogo ser o mais tradicional possível, tudo se passa "dentro" de uma máquina de arcade ;-)
É importante referir, uma vez que é um caso raro nos dias de hoje, que o Space Invaders Classic Shooter não tem publicidade nem sequer compras na aplicação!





Hoje temos um jogo que tem um grande peso histórico. Os seus autores reuniram-se após 30 anos, para lançar uma versão actualizada de uns dos clássicos dos anos 80.

Para lá do upgrade gráfico e sonoro, a única diferença está na possibilidade de realizar movimentos na diagonal.

Para movimentar o nosso mineiro, podem utilizar o gamepad virtual, ou em alternativa movimentar o dedo no sentido do deslocamento. Confesso que nenhum dos métodos me deixou particularmente entusiasmado. Para se cumprir os tempos e obter o máximo de estrelas, é necessário ser rápido e o sistema de controlo acaba por ser pouco preciso, o que é uma pena.

De resto, está tudo lá. Temos de recolher os diamantes e evitar ser esmagado pelas rochas que se encontram presas no terreno. Há por isso que escavar com cuidado e atenção para não ser atingido e igualmente não bloquear o caminho.

Não sei se o problema do controlo é específico do meu Nexus 10, espero que sim. Se não for o caso, que resolvam a questão rapidamente, pois o jogo continua a ser cativante.




A app inútil desta semana é o Rainy Mood, uma app que reproduz sons de chuva e trovoada.

Segundo o seu autor, esta app inclui sons de alta qualidade, gravados pelos melhores especialistas mundiais.

Para além de poderem ouvir "apenas" os sons da chuva e trovoada, também é possível adicionar estes sons por cima das músicas que tiverem no vosso dispositivo (e até mesmo o que ouvirem através do Spotify).

O que mais me intriga é saber porque é que alguém quererá ouvir as suas músicas com sons de chuva e trovoada à mistura?????

A "cereja no topo do bolo" é o facto do Rainy Mood custar €2,99 !!!!!


Terminada a revista aos jogos e apps, passemos às notícias da semana.


Notícias do mundo Android:

Fire TV Stick
Hangouts deixa-te fazer chamadas telefónicas de 1 minuto de borla (para 25 países)
Xiaomi ultrapassa LG e torna-se no 3º maior fabricante de smartphones
Google adiciona jogos ao seu Knowledge Graph
Novo Gmail 5.0 para Android já segue o Material Design
As melhores novidades do Android 5.0 Lollipop
Motorola DROID Turbo - o que o novo Nexus 5 deveria ter sido
Garmin apresenta fleet 660 e o fleet 670 com Android
Amazon infiltra a sua app store no Google Play escondendo-a na sua app oficial
Samsung Galaxy A3 e A5 - os mais finos da Samsung
LG reduz margens de ecrãs de 5.3" para os 0.7mm
Huawei Honor 6 - o anti OnePlus One?
Venda de 1h do OnePlus deu "barraca"
Oppo N3 vai ter câmara rotativa motorizada (e R5 fica-se pelos 4.85mm)
Find My Mobile da Samsung vulnerável a ataques que bloqueiam smartphones
Nextbit Baton leva a "continuidade" ao CyanogenMod (e mais)
Sony lança nova gama de carregadores portáteis
Foursquare em declínio desde lançamento do Swarm
Tapiriik sincroniza Runkeeper com Strava, Endomondo, Garmin e muito mais

0 comments:

Enviar um comentário