24/04/2016

24/04/2016

Resumo da semana



Esta semana foi dominada pelo ruído gerado à volta da parceria que a Huawei realizou com a Leica,  que tem como objectivo trazer para os smartphones todo o know-how da marca alemã.
Um site chinês publicou uma notícia onde afirmava que as câmaras do Huawei P9 eram da responsabilidade da também chinesa Sunny Optical, facto que na verdade nada tem de surpreendente, pois a subcontratação de serviços é uma prática comum hoje em dia.


A Huawei não perdeu tempo a emitir um comunicado onde reiterou a sua posição relativamente a esta questão: os P9 e P9 Plus foram desenvolvidos em parceria com a Leica.

O mais interessante no meio desta história, é a forma como a mesma foi empolada, questionando-se o envolvimento da Leica no desenvolvimento da câmara. Estará a prestação da mesma a mexer com o mercado?

Fiquem com o nosso resumo semanal.


Rody Fight - Game for Change

Começamos mais uma semana com o Rody Fight - Game for Change, um jogo que nos leva aos "velhos tempos" dos jogos de pancada nas máquinas de arcade,

Neste jogo o herói tem como missão limpar a imagem de uma cidade onde reina o crime, corrupção e drogas, tudo isto num prazo de 6 meses.

É claro que para alcançar o seu objectivo será necessário lutar contra todo o tipo de criminosos e mafiosos, e os seus líderes (bem ao estilo dos famosos "bosses").

Para além do estilo do jogo e da sua acção fazerem lembrar os gloriosos tempos dos jogos de arcade, os gráficos também contribuem (e de que maneira) para recriar esse ambiente.

Depois de começar esta luta contra o crime, vai ser difícil de parar :-)



MyTherapy Medication Reminder

Estar doente nunca pode ser visto como algo positivo. As dores e má deposição são algo que queremos rapidamente ver pelas costas. Muitas vezes, para que tal seja possível, é necessário tomar medicação para ajudar a resolver o problema.

O MyTherapy, é uma aplicação que promete ser uma boa ajuda para que não nos esqueçamos de tomar a medicação a tempo e horas.

 Para adicionar um medicamento temos a possibilidade de utilizar a câmara para ler o código de barras. Em alternativa, é possível introduzir os dados manualmente.

A aplicação depois trata de nos alertar para tomar a medicação.

Se tiverem um smartwatch, vão receber as notificações no pulso, bastante útil para quem deixa o telefone no primeiro lugar que encontrar.

Outra das vantagens desta aplicação é a apresentação do dados entretanto registados, sendo que é possível registar a pressão arterial e peso, por exemplo.

A vertente social também não foi esquecida, tendo a componente familiar particular importância no processo de recuperação.



Dude Perfect 2

Quem escreve sobre jogos e apps por vezes cria alguns "maus hábitos", como instalar toneladas de coisas no smartphone que depois vão ficando à espera de (vontade) uma oportunidade para serem experimentados, e foi precisamente isso que aconteceu com este Dude Perfect 2, que estava há quase 3 meses à espera de ser testado.

No Dude Perfect 2 vai ser necessário utilizar os vossos dotes de lançamento de bolas, ao bom estilo do basket de rua, uma vez que o objectivo é encestar bolas, ultrapassando as diversas dificuldades e obstáculos que vão aumentando conforme vamos passando de nível.

Mas não pensem que vão jogar apenas com bolas de basket, pois rapidamente começam a aparecer outros tipos de bolas, como, por exemplo, de bowling que vão dar muito jeito para partir vidros que impedem as outras bolas de chegar ao cesto.

A Miniclip aproveita-se da receita de sucesso de outros jogos (pelo menos para os cofres da editora) e implementa no Dude Perfect 2 as já tradicionais compras, que vão desde novos personagens para jogar, até packs de bónus e roupas para os jogadores, tudo isto em troca do dinheiro virtual amealhado através dos bons resultados nos níveis, mas que também podem ser comprados utilizando dinheiro real, claro.


Samsung ajuda a proteger as crianças ao utilizar o tablet ou smartphone

Hoje em dia é normal ver uma criança a brincar com um tablet ou smartphone. Longe vão os tempos em que as brincadeiras de rua dominavam sobre tudo o resto, com as vantagens e inconvenientes que daí advinham.
O tempo que as crianças passam com estes equipamentos começa a ser preocupante, pelo que urge tomar medidas que visem reduzir o tempo de utilização, assim como melhorar as condições em que o fazem.

Já temos várias apps para controlar o acesso às aplicações, limitando o horário ou mesmo a sua utilização. A Samsung lembrou-se agora de controlar outro aspecto muito importante, a distância entre o equipamento e a face da criança.

O Safety Screen tem como única função regular a utilização do equipamento móvel, avisando o utilizador sempre que a sua face esteja demasiado próxima do ecrã. Para isso, utiliza a câmara frontal.

Na primeira utilização, e sempre que desactivemos esta funcionalidade, temos de definir um utilizador e respectiva password. Depois de definido, não faz muito sentido estar a introduzir novos dados. A aplicação deveria dar a possibilidade de activar a função com os dados definidos para o utilizador inicial e em alternativa, permitir a definição de um novo.

Depois de activada, não há que fazer mais nada. Basta utilizar o equipamento.

Sempre que aproximem o ecrã da face, a aplicação mostra uma animação no centro do ecrã, que só é desactivada quando voltarem a ter uma distância segura. Para melhorar a eficiência, seria interessante ter um aviso sonoro (configurável). Como bem sabemos à quem seja muito determinado... :)

A aplicação funciona com outros equipamentos que não os Samsung. No caso em questão foi testada num Nexus 6P da Huawei. Há que saudar esta opção por parte da Samsung, esperando que seja seguida por esta e outras marcas quando disponibilizarem novas aplicações.


Velociraptor - Map Speed Limit

Se costumam utilizar o Google Maps para se orientarem pelas ruas e estradas por onde circulam, já devem ter reparado que não existe nenhuma indicação acerca de limites de velocidade.

O Velociraptor - Map Speed Limit é uma app que serve precisamente para colmatar esta falha, uma vez que funciona como um widget que vai criar um novo "layer" em qualquer app de navegação (também no Google Maps, mas não só).

A app utiliza as informações disponibilizadas pelos serviços HERE e OpenStreetMap e permite a configuração dos dados apresentados, por exemplo, a velocidade pode aparecer em quilómetros ou milhas por hora e também é possível definir uma tolerância entre os 0% e 20%.




Lembram-se de há uns tempos vos ter falado numa app inútil chamada Sad Trombone Widget? Pois bem, a app inútil de hoje é o FAIL Button Widget Soundboard, uma espécie de "evolução" da referida app.
O FAIL Button Widget Soundboard permite criar um widget que vai tocar um dos vários sons à escolha, como por exemplo, o típico "fail", um assombroso "buhhhh", ou até mesmo uma bela flatulência :-)

Se gostarem desta app inútil podem comprar a versão pro, que custa €0,75 e permite definir estes sons como toques de chamadas ou notificações, para além de não terem publicidade e ser possível personalizar o widget e outras definições.

Bons "fails".

Passemos às notícias.



Notícias do mundo Android:


A necessidade da encriptação - explicada de forma simples
Vernee Apollo terá chassis de titânio com 2mm (e mostra como desmontar o Thor)
Tablet Teclast X89 a €76 [Promoção]
Yorn muda de imagem mas mantém irreverência e ofertas adicionais
Podcast chegam ao Google Play Music mas ainda há muito por fazer
Google auto-considera o seu site google.com perigoso
UE apresenta queixa formal contra abuso de posição dominante da Google no Android
Android: usar apps fora da Play Store triplica o risco de apanhar malware
LeEco antecipa-se à Apple e lança smartphones sem ficha para headphones
Xiaomi Redmi 3 vs Lenovo Lenmo 3
Vernee Thor no topo dos benchmarks dos smartphones com MT6753
Google Keep ganha #labels e nova extensão para o Chrome
Browser Opera ganha VPN gratuita e ilimitada
Doogee com 20% de desconto na Light in the Box
Limites de dados estão a travar as famílias digitais que dependem do streaming

0 comments:

Enviar um comentário