09/12/2017

09/12/2017

OnePlus explica ausência do Project Treble por culpa das "partições"


A questão das actualizações para o Android 8 Oreo tem dado bastante que falar, e a OnePlus já veio responder aos clientes que até lançaram uma petição a pedir que fosse incluído o Project Treble - embora não tenha sido a resposta esperada.


O Project Treble é uma das maiores novidades do Android 8, mas que irá ser completamente invisível ao olhar dos utilizadores. Este sistema obrigou a uma remodelação completa do sistema, por forma a tentar resolver - de uma vez por todas - a ausência e morosidade das actualizações de Android que atormenta a esmagadora maioria dos equipamentos.

Graças ao Treble, será mais simples para os fabricantes (e eventualmente utilizadores) lançarem actualizações de novas versões de Android sem terem que perder meses de trabalho a refazer as alterações que gostam de fazer. São benefícios que só se irão fazer notar a longo prazo, mas que já vão sendo demonstrados pela comunidade. Foi por isso com enorme desilusão que os utilizadores com smartphones OnePlus descobriram que, embora a marca vá lançar actualizações para o Android 8.1, a mesma não incluirá o Project Treble.

O Project Treble é um requisito da Google para todos os smartphones que forem lançados com Android 8 de fábrica, mas para os que o receberem via actualização, fica ao critério do fabricante implementá-lo ou não. Sem grandes surpresas, isto fez com que rapidamente os fãs da OnePlus lançassem uma petição a pedir a inclusão do Project Treble... mas o único resultado foi a OnePlus explicar porque motivo não vão lançar o Project Treble nestas actualizações - e a resposta não será grande surpresa, pois replica aquela que foi dada pela Nokia.


No fundo, a OnePlus desculpa-se igualmente com a falta das partições necessárias para implementar o Project Treble, onde é necessária uma partição separada com as alterações do vendedor. Fazer esse reparticionamento via actualização OTA é arriscado, uma vez que se algo correr mal o utilizador pode ficar com um equipamento inutilizado. Por isso, a OnePlus considera que os riscos não compensam face aos benefícios, tendo em conta que prometem continuar a trazer as actualizações a tempo e horas para os seus equipamentos.

A explicação não agrada a todos; uns dizendo que esse risco deveria ser algo que cada utilizador deveria poder decidir por si; e outros relembrando que a promessa das actualizações é muito bonita nesta altura, mas daqui por um ou dois anos a conversa poderá ser outra, e seria aí que contar com o Project Treble daria maior descanso a quem quisesse manter o seu OnePlus por muito mais tempo.


Pessoalmente, embora me agradasse ver o Project Treble nos OnePlus 5 e 5T, compreendo a posição da OnePlus e de não querer transformar uma actualização "positiva" para o Android 8.1 num potencial pesadelo de relações públicas por culpa de uma dezenas ou centenas de utilizadores com smartphones brickados.

Publicado originalmente no AadM

13 comentários:

  1. Infelizmente, oneplus e atualizações a tempo e horas são duas palavras que não ligam muito bem na mesma frase. Falo por experiência. Tenho um Oneplus 2 e a prometida atualização para Android Nougat nunca chegou.

    ResponderEliminar
  2. Tenho um OP2 e foi pena terem-se ficado pela versão 6 do Android. No entanto, a parte positiva é que a máquina continua rápida e fluída. Nem sinto a necessidade de actualizar tão cedo de dispositivo.

    ResponderEliminar
  3. E se corresse mal...? Imaginam o que seria vir a ter milhões de clientes a falar mal da OnePlus devido à total perda de dados se a questão da partição corresse mesmo mal?

    Ou então, a solução poderia passar por criar uma espécie de exceção em que a OnePlus disponibilizasse uma aplicação para Windows / Mac / Linux que fizesse um backup integral dos conteúdos/configurações para o computador e um posterior restauro para o telemóvel após a instalação do Treble. e apenas os utilizadores que escolhessem esse método é que teriam o upgrade garantido...

    Bem, mas isto é um comentário muito pela rama, pois provavelmente eles deverão ter pensado em algo semelhante a esta ideia e, muito provavelmente, terão sido eles próprios a verificar que o risco seria demasiado.

    Mesmo assim, ainda estou para ver o que trarão os próximos tempos... ;)

    ResponderEliminar
  4. Gosto da OnePlus, mas isto não foi bem pensado.

    ResponderEliminar
  5. Sempre fiquei com um "pé atrás" por causa desta forma de estar da OnePlus

    ResponderEliminar
  6. A oneplus está sempre a dar tiros nos pes, este é só mais um

    ResponderEliminar