01/02/2015

01/02/2015

Resumo da semana

Mais uma semana de acalmia, sem grandes novidades. Um leak daqui, outro dali, e assim vamos andando.

Quem se decidiu agitar as águas foi a Google, ao avançar para a criação de um MVNO.
Já se sabe que qualquer actividade que envolva este gigante da tecnologia é sempre um passo em frente, e a Google voltou a não desiludir.
A sua intenção passa por ser um operador muito à frente, pois permitirá ao utilizador usufruir disponível no local onde se encontre. Se por estes lados seria interessante, mas não primordial, para um país com a dimensão dos EUA, a questão muda de figura.

Vamos ver como corre esta experiência, porque bem necessitados de inovação nos pacotes de dados estamos. A MEO deu esta semana o primeiro passo, com uma promoção de 50% a dois anos. Agora é ver como VDF e NOS vão responder a esta iniciativa


Passemos à revista da semana, começando pelos jogos e apps.


OK! Teleseguros lança app OK! Drive You

A OK! teleseguros acaba de lançar a app OK! Drive You, que pretende promover uma condução mais segura e consciente nas estradas portuguesas, através da recolha de informações sobre os padrões comportamentais do condutor, em tempo real.


A OK! Drive You tem como principal objectivo testar e melhorar as capacidades de condução do utilizador. No final de cada viagem, o utilizador vai ficar a conhecer um pouco melhor os seus comportamentos de condução em termos de velocidade, travagens, acelerações e ambiente.

A cada 1.000 quilómetros, se a pontuação obtida superar os 80%, o utilizador receberá um código de desconto – calculado com base nas variáveis acima identificadas, para utilizar na compra do seu seguro automóvel e/ou moto da OK! Teleseguros.

A app OK! Drive You é gratuita e a recolha de dados apenas utiliza o Sistema Posicional Global (GPS) do dispositivo, sendo que a ligação à internet (rede wi-fi ou dados móveis) é apenas necessária para o cálculo da pontuação. Não é necessário ser cliente da OK! Teleseguros para poder utilizar esta aplicação.



One More Line - Como a simplicidade se pode tornar viciante

Este é mais um jogo que demonstra como obter grande sucesso a partir de uma ideia bastante simples.

O One more line é o típico jogo de arcade. É para ser jogado repetidamente até à exaustão, tentado o jogador bater o seu melhor resultado.

O conceito é simples, temos um semicírculo em deslocamento vertical, de baixo para cima, o qual tem de evitar os obstáculos que lhe vão surgindo pelo caminho.
Estes mesmo obstáculos podem servir de ponto de ancoragem, através de uma linha que vai prender o nosso objecto temporariamente.

Ao ficar preso (basta tocar no ecrã), ficamos em rotação. Novo toque no ecrã liberta-nos no sentido do movimento.

O objectivo é permanecer em em movimento ( em rotação não conta) o maior tempo possível.

O jogo é suportado por anúncios, tendo uma barra permanente no ecrã e outros anúncios ocasionais de ecrã inteiro que se mostram algo desagraveis, quebrando o ritmo do jogo.
Remover os anúncios custa 1,39€.



QualityTime - My Digital Diet

Se passam muito tempo "agarrados" ao smartphone (ou tablet) e não conseguem evitar essa "dependência", que tal uma app para vos impôr algumas regras na utilização destes dispositivos?

O QualityTime - My Digital Diet é uma app que vos vai ajudar a perceber quanto tempo por dia (ou por semana) estão ligados ao vosso dispositivo e quais as aplicações que mais utilizam, algo que muitas vezes não temos a noção e que vos poderá surpreender.

Esta app tem uma funcionalidade interessante, que é a possibilidade de definir restrições, que podem ser simples alertas de tempo de utilização de uma app ou forçar-vos a fazer um intervalo na sua utilização, ficando apenas algumas apps disponíveis para utilizar neste período, como fazer chamadas ou enviar SMS.

Mesmo que pensem que não passam muito tempo por dia a mexer no vosso equipamento, experimentem e pode ser que se assustem com alguns dos resultados ;-)




Tiny Apps - Como aumentar a produtividade no Android

 Hoje não temos uma, mas sim várias mini apps, as quais podem contribuir para melhorar a experiência de utilização do Android.

Uma das lacunas frequentemente apontadas a este SO, é a impossibilidade de tirar partido das dimensões do ecrã. As apps tardam em conseguir aproveitar convenientemente resoluções mais altas, e até mesmo a Google falha neste aspecto, o que é verdadeiramente incompreensível. Em casa de ferreiro, espeto de pau!

A gestão de janelas à lá Windows tem vindo a ser tentada por vários programadores. Vários OEM já fazem equipar os seus terminais com conjuntos de mini apps que procuram substituir algumas das funcionalidades do sistema.

Estas Tiny Apps são mais um proposta neste campo da produtividade,
Ao iniciarmos a app pela primeira vez, somos brindados com uma breve explicação de como interagir com a mesma. Basta arrastar a janela para a lateral esquerda para a minimizar. Ao bom estilo Windows também podemos aumentar ou reduzir o tamanho da janela.

Temos 12 apps/funcionalidades disponíveis, podendo ter mais do que uma em simultâneo no ecrã. Não se tratam de apps complexas, mas no entanto não deixam de ser fundamentais. Uma calculadora por cima do browser, dá sempre jeito para umas contas :)

Bom seria a Googel seguir este exemplo e permitir apps como os Hangouts, Google plus ou GMail habitarem o ecrã de um tablet ao mesmo tempo.



O menino que tinha medo do escuro

Esta app faz parte de um projecto que tem como público alvo as crianças em idade pré-escolar ou com necessidades educativas especiais e o tem como principal objectivo tornar o uso de produtos (físicos e digitais) mais acessíveis, e possibilitar o direito à inclusão que todas as pessoas têm.

Relativamente à app, inclui características lúdicas e didáticas, com conteúdos acessíveis para todas as crianças (com ou sem necessidades especiais), com actividades de leitura, entretenimento e diversão para crianças na idade pré-escolar. Para além de três diferentes modos de leitura, estão também incluídos três jogos (memória, pintura e puzzle).

O projecto "O menino que tinha medo do escuro" inclui ainda um livro convencional com o texto, ilustração e Sistema SPC (Símbolos Pictográficos de Comunicação), livro em Braille (com desenhos em relevo), vídeo em Língua Gestual Portuguesa e bonecos do Eduardo (a personagem principal da história), que podem ser adquiridos através do site.


The most Useless app ever


The most Useless app ever é uma app que não faz absolutamente nada, excepto partilhar no Twitter ou Facebook que instalaram esta app (caso façam login numa destas redes sociais).

Portanto, como facilmente se pode perceber, esta é mesmo uma das apps mais inúteis de sempre \o/





E é chegada a vez das notícias.

Notícias do mundo Android:

Como o projecto Ara pode revolucionar o futuro do mobile
Facebook Lite
Google MVNO, novidades
Huawei com vendas recorde
Projecto Ara, em grande estilo 
Oneplus One sem Cyanogen
Qualcomm, onde há fumo, há fogo
Deixa o Google Now identificar que música está a tocar
Transferência de dinheiro via Gmail já disponível no Reino Unido
Nexus 6 ia ter sensor de impressões digitais mas a Apple "não deixou"
ROM da OnePlus vai ser OxygenOS
Outlook renovado para iOS e Android
Cyanogen quer ser totalmente independente do Google

0 comments:

Enviar um comentário