31/05/2015

31/05/2015

Resumo da semana

Depois de longa espera, finalmente chegou a altura por que todo o mundo Android esperava, o Android I/O.
A grande novidade, tal como esperado, foi o anúncio do Android M, o qual já está disponível numa developer preview para os Nexus 5,6,9 e Nexus Player. Paralelamente, ficámos a saber que vamos passar a ter lançamentos anuais.

Esta nova versão já trás algumas novidades bastante interessantes:

  • Suporte nativo para armazenamento externo
  • Backup automático de dados quando esteja a carregar e ligado a uma rede WiFi
  • Activar/desactivar notificações por app
  • Modo múltiplas janelas

São novidades interessantes, especialmente a última da lista apresentada em cima. As dimensões do ecrã dos tablets pedem uma solução deste tipo já há muito, e as pen e box Android para TV ligados a uma TV, são outro dos alvos para esta tecnologia.


Fiquem com o nosso resumo semanal.


Controla o teu Android usando apenas gestos

A maioria das pessoas estará perfeitamente satisfeita com a forma com que interage com o seu smartphone ou tablet Android, mas por vezes há necessidades especiais que obrigam a explorar formas alternativas. Este All in one Gestures é uma das apps que permitem dispensar os botões para usar o Android... ou colocá-los sob o vosso controlo.

Existem diversas situações em que apps como o All in one Gestures se podem tornar úteis. Talvez o vosso smartphone tenha algum botão avariado e queiram desenrascar a situação sem gastar dinheiro; talvez o vosso smartophone use os botões exibido no ecrã mas desejem aproveitar esse espaço para conteúdos. Com esta app podem fazer isso e muito mais.

A app dá-nos diferentes opções de controlo, desde a redefinição dos botões físicos à atribuição dos gestos que queremos atribuir aos swipes feitos a partir de cada um dos lados do ecrã e cantos do ecrã. Podemos definir, por exemplo, que um swipe da esquerda terá o efeito de pressionar o botão de "back"; que um swipe de cima sirva como Home Button; ou que um swipe de baixo desligue o ecrã (óptimo para poupar a vida deste botão, que nalguns modelos pode começar a dar problemas ao fim de alguns anos de utilização).

Mas para além dos gestos temos outras possibilidades de controlo. Na secção "Hard Keys" podemos redefinir as funções atribuídas aos botões físicos, como os botões de volume; e na secção "Status Bar", podemos fazer com que um duplo toque na barra de estados faça uma das operações à nossa escolha.

... Se alguma vez se depararem com um Android que está quase em estado inutilizável por ter uma avaria num botão, eis uma forma simples de lhe poderem continuar a dar um uso normal.


Playboy Now - As coelhinhas agora no seu Android



É incontornável, este é um dos temas tabu, mas talvez por isso mesmo dos mais procurados.

A Playboy já é um império que se estende por vários meios, desde o papel, TV  até à Internet. O Android não é excepção, e por isso mesmo hoje vamos falar sobre o Playboy Now.

Esta aplicação denota logo um elevado cuidado no aspecto visual. Graficamente, como não poderia deixar de ser, está muito bem conseguida.

Tudo se passa no ecrã principal, onde podemos consultar notícias sobre celebridades, vida nocturna e como não podia deixar de ser, as mulheres.

No canto superior direito temos o atalho para as notícias do dia, podendo filtrar as mesmas por tipo de conteúdo.
Na barra na pare de cima do ecrã encontra-se um ícone com o número de artigos que ainda temos para ler.

A parte social não foi esquecida, podendo o utilizador partilhar o conteúdo nas diferentes redes sociais.



Se são fãs do streaming e do Twitter, vão gostar de saber que o Periscope já está, finalmente, disponível para Android, dando uso às linhas do Material Design em vez de se limitar a ser uma cópia apressada da versão da app para iOS.

Com esta app torna-se extremamente simples partilharem com os vossos seguidores, amigos ou com todo o mundo, tudo o que estiverem a ver, com os vossos seguidores, amigos, ou com todo o mundo.
Esta será, provavelmente, a app a utilizar caso estejam perante um qualquer incidente digno de registo.

Ao iniciar uma transmissão os vossos seguidores serão notificados para que se possam ver e/ou comentar em directo o que vocês estão a partilhar.
Mas também é possível fazer uma "transmissão privada" a que apenas determinadas pessoas terão acesso, através de um convite prévio.

Para além de fazer transmissões em directo, o Periscope também permite disponibilizar à posteriori o replay das vossas transmissões, no entanto esta funcionalidade só fica disponível por um período máximo de 24 horas após a transmissão em directo (de qualquer forma, podem cancelar o replay a qualquer altura).

Portanto já sabem, agora, sempre que quiserem fazer uma transmissão em directo, basta utilizar o Periscope ;-)




A segurança deve estar sempre em primeiro lugar. Se guardam informação sensível no vosso Android, ou se pretendem restringir o acesso ao mesmo, hoje temos uma excelente proposta para vos apresentar.

Este Hexlock é uma aplicação que acrescenta um nível extra de segurança ao vosso Android.

Através da criação de perfis, é possível definir que aplicações passam a estar protegidas com um código, que pode ser de dígitos ou padrão.

 A interface é bastante simples e limpa. Logo no primeiro ecrã somos convidados a escolher quais as aplicações a adicionar ao perfil "trabalho". Basta seleccionar as mesmas a partir da lista apresentada, qual pode ser ordenada por nome ou data de instalação. Têm ainda a opção de seleccionar todas/nenhumas.
Seria interessante ter a possibilidade de ordenar pelas aplicações mais utilizadas.

Definido o perfil, basta tocar na imagem do mesmo para o activar. Para mudar de perfil, basta um simples deslizar lateral do dedo no ecrã.

À esquerda, em cima, o atalho para as definições. Podemos alterar o tipo de password, desabilitar a desinstalação da aplicação, notificar sempre que seja instalada uma nova aplicação, e talvez a mais interessante das funcionalidades, a possibilidade de activar um perfil em função das redes wireless disponíveis no local onde nos encontremos.

A barra de notificações ganha mais um ícone, o qual corresponde ao perfil seleccionado.

Basta escolherem a rede pretendida e a mesma fica associada ao perfil. Assim, ao chegarem a casa ou ao trabalho já não necessitam de se preocupar com a activação do mesmo.

Por último, uma chamada de atenção. O código de segurança passa a ser solicitado sempre que corram a aplicação.

Já não há desculpas para evitar que acedam às vossas fotos, redes sociais, ou documentos. A bola está do vosso lado.



Já é bem conhecida a ofensiva que a Microsoft tem feito, lançando excelentes apps para as plataformas concorrentes, e agora é vez do seu Office Lens chegar ao Android.

Este Office Lens é uma app de "scanning" que permite rapidamente captar imagens de documentos, apontamentos, cartões de visita ou até quadros; tratando de coisas como a correcção de perspectiva e até o reconhecimento do texto para facilitar as pesquisas futuras. A app já tinha sido apresentada em Abril, mas na altura a versão para Android estava apenas disponível para quem aderisse ao grupo de beta testers. Agora, a app passa a ficar disponível publicamente no Google Play, o que facilita o seu acesso.

Se costumam usar apps para este tipo de função, muitas vezes para guardarem documentos na cloud de forma centralizada, valerá a pena experimentarem este Office Lens a aproveitarem a sua integração com o OneDrive (podem rapidamente converter as digitalizações para ficheiros de Word, PowerPoint, ou PDF e guardá-las no serviço de cloud da MS.)



Cuidado, porque a app inútil desta semana, o ToastArt - Photo Effects, poderá dar-vos vontade de comer uma torrada ;-)

Com o ToastArt - Photo Effects é possível pegar em fotos e ver como ficariam caso fossem torradas numa fatia de pão.

Mas, alguém quer saber como é que ficaria uma torrada com a vossa foto ou a de um animal?
Divirtam-se a fazer torradas virtuais e bom fim-de-semana!



Passemos às notícias da semana.


Notícias do mundo Android:

Google Maps ganha navegação verdadeiramente offline
Google reforça aposta na Realidade Virtual e permite levar as turmas "até à lua"
Google lança Google Photos com backup ilimitado de fotos e vídeos
Google mostra Android M, Google Now mais potente, e o Brillo como futuro do Android@Home
Google começa a dar respostas antes que se termine a pergunta
Google IO 2015
Google prepara dois novos Nexus para 2015
Android M tem apps em modo de janela, backups de apps e mais

0 comments:

Enviar um comentário